Página inicial > Notícias > Empresas incubadas e grupos de pesquisa são destaque no estande do Ifes na MEC Show

Publicado: Terça, 30 de Julho de 2013, 18h32 | Última atualização em Terça, 23 de Mai de 2017, 10h15

phoca thumb l mec show 3

O Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes participou do MEC Show, Feira da Metalmecânica, Energia e Automação, realizada entre os dias 23 e 26 de julho, na Serra. O Instituto foi representado no evento pelo campus Serra, que apresentou trabalhos de grupos de pesquisa e produtos desenvolvidos por empresas residentes na Incubadora do campus.

Nos três primeiros dias da feira, as empresas Zaruc e Estúdio Gaba expuseram seus produtos. A Zaruc apresentou o projeto “Conjunto Solução para Leitura Automática de Medidores”, conhecido também como TAD-E, ferramenta que utiliza um sistema de comunicação sem fio e simplifica o processo de leitura nas unidades consumidoras de energia. E a Estúdio Gaba expôs alguns dos seus produtos de visualizações digitais, como projeção mapeada, games interativos e audiovisual.

Na sexta-feira (26), foram apresentados trabalhos do Grupo de Energias Renováveis para Automação – Gera e do Núcleo de Estudos em Robótica e Automação – Nera. O estande recebeu a visita de trabalhadores e empresários da área de metalmecânica, além de estudantes de outras instituições.

O professor Wagner Teixeira da Costa e os alunos do curso técnico em Automação Industrial que compõem o Gera apresentaram uma maquete com um painel solar que gera até 50 watts. A energia do painel foi utilizada para ligar as luzes de LED de um protótipo de árvore de natal. De acordo com o professor, um painel comum gera a partir de 240 watts. Também foi exposto no estande um painel menor, de 5 watts.

Já os estudantes Marlon Woelffel e Thais Ferrarini, do curso de Engenharia de Controle e Automação, e o professor Felipe Nascimento Martins levaram robôs produzidos pelos alunos, que fazem parte do Clube de Robótica do Ifes, associado ao Nera.

Para a diretora de Pesquisa e Extensão do campus Serra, Karin Komati, o evento é importante para mostrar e expor os resultados das empresas incubadas, além de mostrar os resultados dos grupos de pesquisa.

O pró-reitor de Extensão do Ifes, Renato Tannure, destacou a relação da instituição com o segmento empresarial: “o Ifes tem um diálogo estabelecido com esse segmento. O Instituto é visto tradicionalmente como uma entidade parceira pelas associações sindicais e empresariais. Com a participação no MEC Show, a instituição se coloca como formadora de mão de obra, mas também, por meio dos projetos expostos, uma instituição que trabalha para formar empresas”, ressaltou o pró-reitor.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social- Reitoria