Página inicial > Notícias > Egressos do Campus Serra são destaque nas Universidades Federais e Faculdades

Egressos do Campus Serra são destaque nas Universidades Federais e Faculdades

Publicado: Terça, 28 de Março de 2023, 11h41 | Última atualização em Quarta, 05 de Abril de 2023, 09h38

Dentre os destaque está o egresso, Gabriel Ravani, que foi 1º lugar em Medicina na Ufes e também passou nos principais vestibulares de Medicina do país.

Os egressos do Campus Serra tiveram excelentes desempenhos nas Universidades Federais e Faculdades. Entre os destaques está o egresso, Gabriel Ravani, 1º lugar em Medicina na Ufes, e também passou nos principais vestibulares de Medicina do país, como a USP, a UNICAMP e UFPE.

Confira abaixo a listagem dos egressos de Mecatrônica aprovados em Universidades Federais e Faculdades, e o depoimento do egresso, Gabriel Ravani.

O Campus Serra do Ifes parabeniza a todos pelos excelentes resultados!

Listagem dos egressos de Mecatrônica aprovados em Universidades Federais e Faculdades:

- Lisa Belly Pereira Batista (Ufes - Comunicação Social - Publicidade e Propaganda);

- Vitor Cesconeto Kirmse (UCL - Engenharia de Controle e Automação);

- Pedro Manuel de Reis Siqueira (UNICAMP e USP Eng. Elétrica / UNIFEI - Vaga olímpica);

- Arthur Coelho Tosi (Ufes - Ciência da Computação);

- Álefy Victor Alves Zampilli (Ufes - Engenharia Civil);

- Davi Valim Bastos (Ufes - Ciências Biológicas);

- Daniel Moure Moreira (USP - Engenharia Elétrica);

- Luiz Guilherme Cunha do Nascimento (Ufes - Farmácia);

- Caroline Gramelich de Souza ( Ufes - Comunicação Social - Jornalismo);

- Thamires Passos Chaves da Silva (Ufes - Direito);

- Khadyja Tercio Lyra de OlIveira (UFJF - Direito);

- Matheus Aldyr Moraes Brandão (Ufes - Comunicação Social - Jornalismo);

- André Barbosa Silva (Ufes - Engenharia Civil);

- Daudson Vasconcelos de Andrade (Ufes - Engenharia Elétrica);

- Gabriel Ravani do Rosário - 1° Lugar Geral em Medicina na Ufes.

Depoimento do egresso do curso de Mecatrônica e 1° Lugar Geral em Medicina na Ufes - Gabriel Ravani

"Olá, meu nome é Gabriel Ravani, tenho 20 anos e passei nos principais vestibulares de Medicina do país: a USP, a UNICAMP, a UFPE e o 1° lugar da UFES. Hoje, por meio desse relato, vim contar um pouco da minha trajetória e como ela esteve intimamente ligada com o IFES Serra, escola que fiz meu ensino médio.

No ano de 2017, estava me preparando para entrar no IFES, era meu sonho fazer o ensino médio no tão famoso Instituto Federal e passei o ano todo me dedicando para o vestibular. Fiz um cursinho preparatório e dedicava várias horas da minha semana fazendo questões de provas antigas.

Foi quando, no ano seguinte, tomei o primeiro grande choque da minha vida, saiu o resultado da prova, e eu não passei. Pensei naquela época que todo meu esforço de um ano tinha sido jogado fora, e que eu tinha sido um fracasso total.

Hoje, vejo que esse momento foi muito importante para minha trajetória e para o meu caráter, pois me deu humildade para reconhecer que não tinha sido suficiente naquele momento e que, ao mesmo tempo, sempre haveria outra chance para alcançar o meu sonho. Foi então que, no próximo ano, com sede de vitória, corri atrás dessa nova oportunidade e consegui entrar no IFES, sendo a primeira prova de superação e orgulho que vivi.
No Instituto fiz o curso de Mecatrônica e tive grandes experiências. Conheci amigos incríveis, tive aulas com professores excelentes e estive em contato com diversas realidades que me tiraram da minha bolha de convívio. Embora a pandemia tenha atrapalhado meu segundo e terceiro ano, me sinto realizado por ter experienciado tantas coisas em somente um ano.

Para mim, o principal legado que o IFES me deu foi o meu amadurecimento pessoal e acadêmico. O Instituto é famoso por ser um “test-drive” da faculdade, pois vivemos uma realidade de estudos completamente diferente do que estávamos acostumados no ensino fundamental e temos que correr atrás dos nossos objetivos com as próprias pernas. Foi no IFES também que conheci professores incríveis que me introduziram ao mundo das olimpíadas científicas e aos projetos de extensão e pesquisa, que me ajudaram a buscar cada vez mais conhecimento. Toda essa bagagem me preparou para, no próximo ano, conseguir uma bolsa integral de estudos em um cursinho preparatório e alcançar todos esses resultados em medicina.

Acho importante nessa discussão de preparação para provas, desmistificar o estereótipo do aluno de vestibular, que todos acham que é aquela pessoa que vira madrugadas estudando e não faz nada da vida a não ser ficar trancado no quarto. Nunca fui fã dessa imagem e inclusive sou totalmente contrário a ela, nossa vida não pode parar por causa do vestibular, nossa saúde mental é a coisa mais importante a ser conservada nesse processo. Fazer coisas que gostamos com as pessoas que nos importamos são as principais estratégias para irmos para a prova com a consciência tranquila e fazermos nosso melhor (é claro que tudo isso aliado com esforço e dedicação rsrs). Desejo boa sorte a todos que estejam tentando o vestibular, não desistam e saibam que todo esforço é recompensador."