Egresso do Mestrado em Computação Aplicada apresenta ferramenta para detecção de deepfakes no ESX
No dia 10 de julho, durante a participação do Ifes – Instituto Federal do Espírito Santo no ESX (Espírito Santo Innovation Experience), o egresso do Mestrado em Computação Aplicada, Erikson Ferreira, apresentou os resultados de sua pesquisa desenvolvida ao longo do curso.
A pesquisa de Erikson tem como foco o combate à desinformação por meio da detecção de vídeos manipulados com tecnologia de deepfake. No estande do Ifes, ele demonstrou uma aplicação desenvolvida com FastAPI e NextJS, que permite ao usuário enviar um vídeo ou link do YouTube para análise. A ferramenta, então, realiza a inferência com base em modelos criados e retorna um veredito sobre a autenticidade do vídeo.
“Foi uma experiência muito interessante, onde interagi com muitas pessoas, de todas as idades. Fiquei feliz, pois percebi que todos compartilhavam da mesma preocupação que eu e entendiam com clareza o problema que são os deepfakes. Foi legal ver a galera interagindo e enviando vídeos para testar a ferramenta. Muitos perguntaram se já temos um produto — quem sabe um dia chegamos lá”, comentou Erikson.
A orientadora da pesquisa, professora Karin Komati, destacou a relevância do tema: “Num cenário em que cada vez mais aplicativos usam reconhecimento facial para abrir contas, cartões de crédito e validar identidade, saber identificar vídeos falsos se torna essencial. O impacto de um deepfake vai muito além da desinformação — pode afetar diretamente a segurança de todos nós.”
A participação de Erikson na ESX reforça o compromisso do Ifes com a pesquisa aplicada e com a formação de profissionais capazes de desenvolver soluções tecnológicas para desafios atuais da sociedade.
Redes Sociais