Página inicial > Notícias > Dois projetos do campus Serra foram aprovados no edital CNPq 17/2014

Dois projetos do campus Serra foram aprovados no edital CNPq 17/2014

Publicado: Sexta, 13 de Março de 2015, 11h24 | Última atualização em Sexta, 13 de Março de 2015, 11h24

O campus Serra do Ifes teve dois projetos aprovados na chamada 17/2014 do Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A chamada foi uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC). Ao todo, o edital disponibilizou o montante de R$ 40 milhões para atender propostas dos Institutos Federais nas áreas de pesquisa aplicada; desenvolvimento; inovação e extensão tecnológica; e participação de estudantes em competições de conhecimentos técnicos e competências.

Os dois projetos aprovados no Campus são da Linha 1 (PD&I), que são projetos cooperados, entre Institutos Federais e Instituições Parceiras Demandantes, com foco em pesquisa aplicada, desenvolvimento e inovação (PD&I), visando à solução de problemas reais do setor produtivo. Já o projeto da linha 4 (Soluções Inovadoras), são projetos cooperados elaborados e executados por professores com o envolvimento obrigatório de alunos de cursos técnicos com foco na solução de problemas reais, com natureza institucional, empresarial ou comunitária, por meio do desenvolvimento e aplicação de novos dispositivos, instrumentos, ferramentas, produtos ou processos de impacto econômico ou social, podendo haver cooperação com Instituições Parceiras Demandantes.

Os projetos selecionados foram:

Projeto 01
Título do Projeto: "Otimização do Pátio de manobras da Companhia Vale do Rio Doce".
Resumo: Este projeto propõe o desenvolvimento de um conjunto de algoritmos e softwares de otimização matemática para Tomada Inteligente e Automática de Decisões na execução de manobras em grandes pátios ferroviários. A proponente é fornecedora de sistemas de automação ferroviária para a Vale (antiga Vale do Rio Doce), maior operadora ferroviária nacional, e a proposta contempla a integração dos softwares de otimização com a automação ferroviária, de forma a permitir que o software possa receber dados e enviar comandos à automação, o que viabilizará a otimização em tempo real, bem como a execução de comandos determinados pelos algoritmos.
Coordenador: Leandro Colombi Resendo (Ifes - Campus Serra)
Equipe:
Filipe Wall Mutz (Ifes - Campus Serra)
Eduardo Zambom (Ifes - Campus Serra)
Moisés Savedra Omena (Ifes - Campus Serra)
Rodrigo de Alvarenga Rosa (UFES)
Franco Machado (Mogai Tecnologia de informação)
Carlos Eduardo Dutra (Mogai Tecnologia de informação)
Emerson de Freitas Barcelos (Companhia Vale do Rio Doce)
Gustavo Venturini (Companhia Vale do Rio Doce)

Projeto 02
Título: "Desenvolvimento de uma cadeira de rodas autônoma”.
Resumo: A cadeira de rodas desenvolvida deverá permitir ao usuário se locomover de forma automática a pontos desejados em ambientes internos. O usuário simplesmente deverá informar com comandos de voz o ponto desejado e a cadeira deverá navegar evitando obstáculos. Além disso, deve permitir seu controle por joystick ou por voz em qualquer instante da navegação. Um computador de bordo também processará as informações dos sensores para identificar qualquer comportamento estranho e enviar mensagens de alarmes aos familiares ou amigos mais próximos.
Coordenador: Marco Antonio de Souza Leite Cuadros (Ifes - Campus Serra)
Equipe:
Gustavo Maia de Almeida (Ifes - Campus Serra)
Saul Munareto (Ifes - Campus Serra)
Cassius Zanetti Resende (Ifes - Campus Serra)
Rogério Passos do Amaral Pereira (Ifes - Campus Serra)
Fernando Tello Gamarra (UFSM)