Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Dois artigos do campus Serra participam da primeira edição da Revista Ifes Ciência
Início do conteúdo da página

Dois artigos do campus Serra participam da primeira edição da Revista Ifes Ciência

Publicado: Segunda, 06 de Abril de 2015, 12h01 | Última atualização em Quarta, 09 de Novembro de 2016, 15h59

O campus Serra teve dois artigos publicados na primeira edição da Revista Ifes Ciência. A Revista Ifes Ciência tem caráter multidisciplinar e seu intuito é o de colaborar na difusão dos conhecimentos relacionados à pesquisa aplicada, à produção cultural, ao empreendedorismo, ao cooperativismo e ao desenvolvimento científico e tecnológico.

Confira abaixo os artigos publicados:

Artigo 01 - Título: Reconhecimento Facial Baseado em HOG e PCA: Uma Comparação Quanto à Invariância à Iluminação
Autores: João Antônio Campos Panceri, Luiz Alberto Pinto, Flávio Garcia Pereira, Daniel Cruz Cavalieri e Karin Satie Komati. Resultante do trabalho de TCC de João Antônio Campos Panceri, egresso do curso de Engenharia, e hoje professor substituto no campus Serra. Os outros autores são professores do Campus.
Resumo: Sistemas automáticos de reconhecimento de faces possuem diversas possibilidades de aplicações, tais como sistemas de segurança, bancários e de busca por pessoas desaparecidas. No entanto, há ainda vários obstáculos, como o envelhecimento, o uso de óculos, chapéu, maquiagem, a variação de aparência e a variação de iluminação. Esta última é um dos maiores desafios dos sistemas de reconhecimento, pois pode ocultar quase todas as características da face. Assim, o presente trabalho propõe um estudo comparativo de um sistema de reconhecimento de faces usando três diferentes métodos: PCA, HOG e PCA+HOG, com o objetivo de avaliar qual deles possui taxa de acertos invariante à iluminação. Utilizou-se um banco de dados de livre acesso, ORL, para os testes.

Artigo 02 - Título: Utilização do Método da Decomposição de Modo Empírico para a Remoção de Ruído em Sinais de Eletrocardiograma
Autores: Gabriel Tozatto Zago (Professor no campus Serra), Rodrigo Varejão Andreão, Marcelo Queiroz Schimidt e Fernando Pena de Faria Filho
Resumo: Este trabalho apresenta um método promissor para a filtragem do sinal ECG, chamado Decomposição de Modo Empírico (EMD, do inglês Empirical Mode Decomposition). O EMD pode ser utilizado para a remoção de ruído de baixa ou de alta frequência em sinais de ECG. A fim de melhorar o desempenho na remoção de ruído de alta frequência, este trabalho propõe um algoritmo original baseado no EMD. O desempenho do método é avaliado em sinais de ECG ruidosos reais selecionados a partir do banco de dados MIT-BIH de arritmia. Os resultados obtidos com o método EMD são comparáveis aos que utilizam métodos baseados em Transformada Wavelet.

Os artigos podem ser conferidos através do link: http://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric

registrado em:
Fim do conteúdo da página