Dois artigos do campus Serra participam da primeira edição da Revista Ifes Ciência
O campus Serra teve dois artigos publicados na primeira edição da Revista Ifes Ciência. A Revista Ifes Ciência tem caráter multidisciplinar e seu intuito é o de colaborar na difusão dos conhecimentos relacionados à pesquisa aplicada, à produção cultural, ao empreendedorismo, ao cooperativismo e ao desenvolvimento científico e tecnológico.
Confira abaixo os artigos publicados:
Artigo 01 - Título: Reconhecimento Facial Baseado em HOG e PCA: Uma Comparação Quanto à Invariância à Iluminação
Autores: João Antônio Campos Panceri, Luiz Alberto Pinto, Flávio Garcia Pereira, Daniel Cruz Cavalieri e Karin Satie Komati. Resultante do trabalho de TCC de João Antônio Campos Panceri, egresso do curso de Engenharia, e hoje professor substituto no campus Serra. Os outros autores são professores do Campus.
Resumo: Sistemas automáticos de reconhecimento de faces possuem diversas possibilidades de aplicações, tais como sistemas de segurança, bancários e de busca por pessoas desaparecidas. No entanto, há ainda vários obstáculos, como o envelhecimento, o uso de óculos, chapéu, maquiagem, a variação de aparência e a variação de iluminação. Esta última é um dos maiores desafios dos sistemas de reconhecimento, pois pode ocultar quase todas as características da face. Assim, o presente trabalho propõe um estudo comparativo de um sistema de reconhecimento de faces usando três diferentes métodos: PCA, HOG e PCA+HOG, com o objetivo de avaliar qual deles possui taxa de acertos invariante à iluminação. Utilizou-se um banco de dados de livre acesso, ORL, para os testes.
Artigo 02 - Título: Utilização do Método da Decomposição de Modo Empírico para a Remoção de Ruído em Sinais de Eletrocardiograma
Autores: Gabriel Tozatto Zago (Professor no campus Serra), Rodrigo Varejão Andreão, Marcelo Queiroz Schimidt e Fernando Pena de Faria Filho
Resumo: Este trabalho apresenta um método promissor para a filtragem do sinal ECG, chamado Decomposição de Modo Empírico (EMD, do inglês Empirical Mode Decomposition). O EMD pode ser utilizado para a remoção de ruído de baixa ou de alta frequência em sinais de ECG. A fim de melhorar o desempenho na remoção de ruído de alta frequência, este trabalho propõe um algoritmo original baseado no EMD. O desempenho do método é avaliado em sinais de ECG ruidosos reais selecionados a partir do banco de dados MIT-BIH de arritmia. Os resultados obtidos com o método EMD são comparáveis aos que utilizam métodos baseados em Transformada Wavelet.
Os artigos podem ser conferidos através do link: http://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric
Redes Sociais