Divulgado o edital para requerer certificação Encceja
O candidato poderá solicitar a certificação on-line ou presencial a partir do dia 29 de dezembro de 2022.
Os candidatos que solicitaram a Certificação do Ensino Médio ou a Declaração Parcial de Proficiência com base no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja 2022) já podem procurar os campi do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) a partir do dia 29 de dezembro de 2022.
O candidato que possui o resultado do Encceja 2022 deverá solicitar a Certificação Digital ou a Declaração Parcial de Proficiência Digital via Sistema Sigaa . Já o candidato que possuir resultados anteriores ao Encceja 2022 emitidos pelo Ifes e que queiram a Declaração Parcial de Proficiência Digital, também deverá solicitar através do Sistema Sigaa. O candidato que utilizar Declaração Parcial de Proficiência emitida por outra unidade certificadora ou com base no Enem, deverá solicitar a certificação presencial ou por e-mail ao campus do Ifes.
Acesse os contatos dos campi do Ifes
Para o Encceja 2022, o Ifes terá um prazo de 30 dias para liberação do certificado, que será emitido via sistema, em que o candidato acessa o ambiente, valida os dados e gera um PDF do documento.
Para os candidatos que utilizarão resultados anteriores a 2022, o Ifes terá o prazo de até 60 dias, contados a partir do protocolo de solicitação do participante na secretaria do campus, para emissão dos Certificados.
Para obter a certificação, é necessário ter obtido no mínimo 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Encceja 2022 e, em Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, ter alcançado nota igual ou superior a 100 pontos e no mínimo 5 pontos na Redação, na mesma edição do exame. Também é necessário ter 18 anos completos até a data de realização da primeira prova do Encceja 2022 e não ter concluído o Ensino Médio.
Para solicitar a declaração parcial de proficiência o candidato deve ter obtido o mínimo de 100 pontos nas áreas de conhecimento para as quais será solicitada a declaração; não ter atingido a pontuação mínima em todas as áreas de conhecimento e ter 18 anos completos até a data de realização da primeira prova do Encceja 2019. Para obter a Declaração Parcial de Proficiência na área de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, o participante deverá atingir duas notas mínimas ao mesmo tempo: o mínimo de 100 pontos na prova objetiva, assim como o mínimo de 5 pontos na prova de Redação em uma mesma edição do exame.
A certificação é ofertada por todos os campi do Ifes e não há cobrança de taxa.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Ifes
Redes Sociais