Conselho Superior aprova a criação do Parque do InovaSerra
Na reunião do Conselho Superior do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), realizada nesta sexta-feira (14), foi aprovada a criação no Campus Serra do Centro de Referência Parque Científico e Tecnológico do InovaSerra - PCTec InovaSerra.
Como um ambiente promotor da inovação, o PCTec InovaSerra tem como objetivo oferecer serviços e espaços para que empresas e empreendimentos inovadores possam estreitar relações entre si e com as instituições acadêmicas, principalmente as que atuam no município da Serra.
A concepção inicial de um Parque Tecnológico ligado ao Campus Serra do Ifes surgiu em 2019, no estudo realizado pelo então diretor do campus, José Geraldo Orlandi, no Innovation Management Professional da Steinbeis University - Alemanha.
Esta concepção inicial foi incorporada ao Planejamento Estratégico do InovaSerra, realizado em 2020, que definiu a elaboração do projeto de criação de um Parque Científico e Tecnológico como um dos objetivos estratégicos.
A responsabilidade pela execução deste objetivo estratégico desafiador ficou com três entes: a Associação dos Empresários da Serra (ASES), a Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia (SEICIT/PMV) e a Agência de Inovação do Ifes (Agifes), por meio de sua Incubadora de Empreendimentos no Campus Serra (NIS).
Para apoiar a elaboração desse projeto de implantação de parque tecnológico, foram firmadas várias parcerias. A primeira delas com o Parque Tecnológico da UFRJ: inaugurado em 2003, o parque abriga centros de PD&I de grandes empresas, além de micro, pequenas e médias empresas de inovação, startups e incubadoras.
Além da enorme experiência e sucesso do Parque da UFRJ, a escolha dessa parceria levou em consideração o fato da UFRJ, assim como no caso do Ifes, ser uma autarquia federal, seu parque ficar dentro da sua área física e utilizar para a gestão financeira do parque uma fundação de apoio já existente (a Coppetec).
Outras parcerias estratégicas firmadas foram:
-
Facto: gestão financeira de projetos já captados pelo InovaSerra;
-
OAB/ES Subseção Serra, Bernardo Dantas Barcelos, Gustavo Martins Tavares e Igor Toscano Bassetti (Advogados): para a estruturação legal do parque;
-
Meu Dinheiro Web (Tiago Comério): sistema de gestão financeira do parque;
-
Ingty Tecnologia (Filipe de Castro Ferreira): sistema de gerenciamento de projeto;
-
Faculdade Doctum, Ludmila Campo Dall Orto Corrêa e Jhardel Goulart Mota de Souza (Arquitetos): para elaboração do Masterplan;
-
Carlos Henrique Gruberio dos Santos (Eng. Civil): para valoração do espaço físico;
-
Emel Rapchan (Eng.Civis) para estimativas de esforço, prazo e custo da implementação física do parque;
-
AZYS Inovação e Bbutton Ventures: para mapeamento e fortalecimento do ecossistema de inovação local;
-
TecVitória: oferecimento dos serviços de apoio ao ecossistema de inovação;
-
Balaio Design: para Design e Comunicação Digital
-
Enjoy Work, iNO.VC ArcelorMittal, Planner Inova Center UCL e HubMD: apoio a startups.
Também têm sido muito importantes para o aperfeiçoamento do projeto de implantação do PCTec InovaSerra as orientações e sugestões dos membros da Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI), em especial, do Diálogo de Habitats.
Os próximos passos para a efetiva implantação do PCTec InovaSerra são: constituir sua governança (comitê gestor e diretorias); firmar contrato com uma fundação de apoio e lançar os editais de seleção de empreendimentos.
Confira abaixo as imagens do Masterplan PCTec InovaSerra:
Redes Sociais