Página inicial > Notícias > Conferências do Meio Ambiente são realizadas por todo o Estado

Conferências do Meio Ambiente são realizadas por todo o Estado

Publicado: Sexta, 19 de Julho de 2013, 17h01 | Última atualização em Terça, 23 de Mai de 2017, 10h25

Do dia 13 de julho a 3 de agosto serão realizadas nas regiões de todo estado as Conferências Regionais do Meio Ambiente. A primeira ocorreu no sábado (13), em Cachoeiro de Itapemirim, abrangendo a região Sul-Serrana do Espírito Santo. A realização é feita de forma conjunta pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Seama e pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Iema.

Os eventos se apresentam como etapa preparatória para as Conferências Estadual e Nacional do Meio Ambiente, servindo como orientadoras para a implementação das Políticas de Resíduos Sólidos do estado e do país. O debate tem foco em quatro eixos temáticos: produção e consumo sustentáveis; redução dos impactos ambientais; geração de trabalho, emprego e renda; e educação ambiental.

As conferências são abertas para todo o público interessado na área de Educação Ambiental que queira fazer parte da discussão de planos e projetos de resíduos sólidos, ações concretas para o fim dos lixões, além de obter informações técnico-científicas sobre resíduos.
As inscrições para os eventos são realizadas gratuitamente nos setores de Meio Ambiente de cada município, ou no dia do evento.

Confira a programação das próximas conferências no estado:

Região Condoeste

Sede: Colatina
Local: Serviço Social do Comércio – Sesc
Data: 20 de julho
Horário: 8h30min
Municípios: Afonso Cláudio, Águia Branca, Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Colatina, Governador Lindenberg, Itaguaçu, Itarana, Laranja da Terra, Mantenópolis, Marilândia, Pancas, São Domingos do Norte, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Gabriel da Palha, São Roque do Canaã, Brejetuba e Vila Valério.

Região Metropolitana Estendida

Sede: Vila Velha
Local: Faculdade Novo Milênio (a confirmar)
Data: 27 de julho
Horário: 8h30min
Municípios: Cariacica, Fundão, Guarapari, Serra, Viana, Vila Velha, Vitória, Domingos Martins, Marechal Floriano, Santa Leopoldina, Ibiraçu, João Neiva e Aracruz.

Região Norte

Sede: São Mateus
Local: Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes/Ceunes (a confirmar)
Data: 3 de agosto
Horário: 8h30min
Municípios: Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Conceição da Barra, Ecoporanga, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, São Mateus, Sooretama, Vila Pavão, Rio Bananal e Linhares.

O professor Fabiano Apolinario é o representante do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes na comissão organizadora da Conferência Estadual. Para mais informações sobre as conferências, entre em contato com o professor pelo e-mail fbapolinario@ifes.edu.br ou pelo telefone (27) 3331-2237.IV CEMA-ES

IV CEMA-ES

A partir do lema “Vamos cuidar do Brasil”, a IV Conferência Estadual do Meio Ambiente do Espírito Santo – Cema-ES visa elaborar, aprovar, priorizar e encaminhar propostas de implantação sobre as Políticas Nacional e Estadual de Resíduos Sólidos para a IV Conferência Nacional do Meio Ambiente – CNMA. O evento acontece durante os dias 4 e 5 de setembro no Sesc Guarapari.

Já a Conferência Nacional, realizada pelo Ministério do Meio Ambiente – MMA, acontece de 24 a 27 de outubro, em Brasília. Na ocasião serão discutidas as propostas feitas por cada federação, além de ser um espaço de discussão e difusão de práticas positivas que possam contribuir para desenhos de políticas públicas locais e regionais.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social- Reitoria