Página inicial > Notícias > Comissões do Planejamento Estratégico se reúnem para três dias de trabalhos

Comissões do Planejamento Estratégico se reúnem para três dias de trabalhos

Publicado: Segunda, 25 de Novembro de 2013, 11h13 | Última atualização em Sexta, 19 de Mai de 2017, 10h51

Os membros das Comissões Locais de Planejamento Estratégico do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes estarão reunidos entre os dias 26 e 28 para a próxima etapa do processo: a Oficina SWOT e Modelo Institucional. O evento acontece no campus Cariacica, no primeiro dia, e no Cerimonial Steffen, na Serra, nos dois últimos. Essa fase tem o objetivo de contribuir para a construção da análise do ambiente externo e interno do Ifes, a partir de fatores críticos e desafios estratégicos identificados.

Os cerca de 210 membros das comissões (dos 20 campi do Instituto e Reitoria) trabalharão para entregar, ao final do evento, o Modelo Institucional Canvas, a Matriz SWOT e a definição dos grandes desafios estratégicos do Ifes. O Modelo Canvas é uma ferramenta de gerenciamento que consiste de um mapa visual, contendo os principais itens que constituem uma instituição e sua estratégia.

A Matriz SWOT – sigla, em inglês, para forças, fraquezas, oportunidades e ameaças – é um inventário dos pontos fortes e fracos internos da organização, feito em conjunto com uma análise das ameaças e oportunidades que estão ao seu redor. Com isso, são delineados os grandes desafios do Instituto.

Na manhã do dia 26, os participantes vão assistir a uma palestra de apresentação de cenário do Espírito Santo. À tarde, serão divididos em grupos de trabalho para começar a pensar o Modelo Institucional Canvas. No dia seguinte, já no Cerimonial Steffen, será construída a Matriz SWOT. O último dia será de trabalho intenso em grupos para finalização da etapa.

Os próximos passos do planejamento são: Criação de Cenários; Encontros com a Comunidade; Oficina Mapa Estratégico e Modelo Institucional Futuro; Oficina Indicadores e Metas Estratégicas; Oficina Metodologia Gestão de Projetos; Oficina Ideias de Projetos; Oficina Modelo de Governança; Oficina de Balanceamento do Portfólio de Projetos; Divulgação do Planejamento aos Comitês; Divulgação do Planejamento aos Campi.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Reitoria