Página inicial > Notícias > Comissões constroem mapas estratégicos para o Ifes

Comissões constroem mapas estratégicos para o Ifes

Publicado: Segunda, 11 de Novembro de 2013, 10h42 | Última atualização em Sexta, 19 de Mai de 2017, 11h31

Terminou, nesta sexta-feira (8), a etapa de capacitações das Comissões Locais de Planejamento Estratégico do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes. Nesta semana, foram realizados treinamentos nos campi Colatina e Nova Venécia, nos dias 5 e 6 de novembro; e em Alegre e Serra, nos dias 7 e 8 de novembro, que reuniram servidores e alunos de vários campi e da Reitoria. O objetivo foi capacitar os membros das Comissões e explicar os conceitos utilizados no Planejamento.

No campus Serra, foram reunidas pessoas que fazem parte das Comissões Locais de Planejamento Estratégico dos campi Cariacica, Guarapari, Serra, Vila Velha e Vitória e da Reitoria. Na abertura do treinamento, o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do Ifes, Ademar Stange, destacou que o envolvimento da comunidade é essencial para o processo. “É importantíssimo o nosso envolvimento, a nossa participação, porque o planejamento é nosso, somos nós que vamos construir”, afirmou.

Mônica Guimarães Ventorim, estudante de Engenharia Sanitária e Ambiental do campus Vitória, considerou a capacitação uma oportunidade de ampliar a visão das pessoas sobre a instituição como um todo. Ela já participou do processo de planejamento de uma outra instituição e acredita que fazer parte do que será construído no Ifes é benéfico. “Conhecer o processo melhora o meu conhecimento sobre o tema e me ajuda a planejar meus estudos, minha vida pessoal e profissional”, disse.

A aluna participa de outros órgãos colegiados do Ifes e já possui o hábito de conversar com os outros estudantes do seu campus em reuniões informais. “Acabo recebendo feedback dos alunos do que falta, do que é bom na instituição e do que precisa de melhorias”, contou.

Para o servidor técnico-adminstrativo do campus Vila Velha Eliandro Sebastião Moraes dos Santos, o principal aprendizado da capacitação surgiu dos trabalhos em grupo, quando foi possível apontar valores, missão, visão do Instituto, entre outros pontos abordados.

Ele contou que em seu campus já foi desenvolvido um trabalho preparatório para o Planejamento, que incluiu a Análise SWOT – Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). “Já fizemos a maior parte do trabalho, só não fizemos propostas de ação”, ressaltou. Eliandro disse ainda que os setores do campus possuem seus planejamentos, mas espera que o Planejamento Estratégico do Instituto consiga reunir o que já foi feito em um só projeto.

Durante o treinamento, o consultor Fábio Zimmermann, da GDconsult, ressaltou a amplitude do Planejamento Estratégico do Instituto, por utilizar um modelo participativo. "É um desafio pra mim e para vocês suscitar o conflito e chegar a um consenso, pois são cerca de 230 pessoas discutindo a estratégia”, contou.

Além das atividades em grupos, em que foram construídos mapas estratégicos, os participantes também conheceram as etapas a serem realizadas durante o processo e aprenderam sobre indicadores e metas, utilizados na Gestão Estratégica para Resultados. Houve oportunidade ainda para que os membros das Comissões Locais pudessem tirar dúvidas.

O reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes, participou de parte do treinamento na quinta-feira (7). Para ele, a iniciativa de realizar o Planejamento Estratégico da instituição tem a função principal de gerar um processo de mudança cultural de longo prazo. “O Ifes é uma instituição pública típica, que planeja muito pouco”.

Denio enfatizou ainda o caráter único das capacitações. "São momentos muito especiais para juntar todo mundo da nossa instituição para mostrar que estamos construindo um projeto comum, uma instituição comum”, destacou.

Para ele, uma das principiais dificuldades é o fato do Instituto ter sido criado há cinco anos. Mas também acredita que seja uma oportunidade: "Nossa instituição é uma instituição extremamente nova, só tem cinco anos, apesar de estar baseada em quatro instituições muito antigas. Assim o nosso caminho não é um caminho já claro e definido. Mas por outro lado é também uma grande oportunidade de nós tomarmos o nosso destino nas nossas mãos”.

Denio lembrou que o processo de Planejamento vai acontecer juntamente com as demais atividades no Instituto. "É impossível conseguir parar tudo para planejar, por essa razão esperamos colocar o planejamento estratégico nas nossas vidas e não que ele seja uma coisa a parte”, ressaltou. "Esse é o grande desafio que colocamos, mas que, em compensação, pode trazer um resultado fantástico para a instituição se nós conseguirmos realizá-lo”, finalizou.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Reitoria