Página inicial > Notícias > Comissão de Ética do Ifes orienta postura profissional durante o período eleitoral

Publicado: Segunda, 04 de Agosto de 2014, 19h59 | Última atualização em Segunda, 12 de Dezembro de 2016, 13h42

O período eleitoral começou em 5 de julho e vai até 5 de outubro, mas pode estender-se até 26 de outubro, se houver segundo turno nas eleições para presidente e governador. E durante esse período, as instituições públicas, como o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), e os seus servidores deverão manter um postura imparcial.

Por essa razão, a Comissão de Ética do Ifes divulgou cartilhas de orientações quanto à postura durante o período eleitoral. Em termos legais, o Ifes, como instituição de educação, deve estimular os estudantes a olharem para a política como um canal real, legítimo e legal de transformação, mas é preciso ter muito cuidado e critérios para tal abordagem.

Não é recomendado que a instituição ou o servidor demonstre seu posicionamento político ou peça votos para determinado candidato. O aspecto positivo das eleições é que o momento pode incentivar a abordagem do tema em sala de aula, desde que não defenda pontos de vistas político-partidário.

Confira algumas das orientações:

A instituição e o servidor podem:
- Promover aulas com o tema das eleições;
- Explicar como funcionam as eleições e as funções de cada candidato ;
- Estimular a conscientização e o exercício de cidadania;
- O gestor pode reunir toda a equipe para ressaltar a ética e a moral no período de campanha eleitoral.

A instituição e o servidor não podem:
- Apoiar os candidatos;
- Manifestar preferência política e partidária;
- Permitir a fixação de cartazes e material publicitário de campanha eleitoral;
- Permitir a distribuição de camisetas, bonés e brindes de candidatos;
- Permitir o pronunciamento de candidatos;
- Aceitar prêmios, doações ou qualquer tipo de presente dos candidatos.

Para saber mais sobre a postura profissional durante o período eleitoral acesse as Cartilhas de Orientações da Comissão de Ética Pública:

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Reitoria