Página inicial > Notícias > Chamada para projetos cooperativos de pesquisa aplicada e extensão tecnológica

Chamada para projetos cooperativos de pesquisa aplicada e extensão tecnológica

Publicado: Segunda, 14 de Outubro de 2013, 14h12 | Última atualização em Segunda, 22 de Mai de 2017, 09h55

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq e o Ministério da Educação – MEC, por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica – SETEC, abriram inscrições para a chamada MEC/SETEC/CNPq N º 94/2013, de apoio a projetos cooperativos de pesquisa aplicada e de extensão tecnológica.

Pela chamada, serão selecionadas para apoio financeiro propostas de pesquisadores vinculados aos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e às Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais, em cooperação com o setor produtivo, alinhadas às características do Plano Brasil Maior e da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Poderão ser contemplados projetos cooperados entre Institutos Federais e instituições parceiras do setor produtivo com foco em pesquisa aplicada, desenvolvimento e inovação, podendo envolver o trabalho em rede entre instituições proponentes, que visem a aumentar a competitividade, contribuindo para o incremento dos investimentos empresariais em atividades de inovação e para o desenvolvimento e aplicação de tecnologias que promovam a inclusão produtiva e social.

Propostas cooperadas com foco na extensão tecnológica, visando a atender demandas tecnológicas das instituições parceiras que venham a contribuir para fortalecer os arranjos produtivos locais e o aumento da competitividade das empresas, também podem ser selecionadas pela chamada.

As inscrições vão até 8 de novembro. Confira o edital.

Inglês

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes oferece oportunidade para professores de Língua Inglesa atuantes na rede pública de educação básica participarem do Programa Ensino de Inglês como Língua Estrangeira (Teaching of English as a Foreign Language).

O programa tem como objetivo promover a melhoria de qualidade da educação básica brasileira, capacitando os docentes de Língua Inglesa por meio de sua participação no programa de aperfeiçoamento ofertado no Instituto de Educação da Universidade de Londres.

As inscrições são realizadas on-line mediante preenchimento do formulário de inscrição e envio de documentos eletrônicos, disponíveis no site da Capes. O prazo de envio se estende até 18 de novembro.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Reitoria