Campus Serra tem quatro projetos aprovados no Programa Centelha ES
O Campus Serra teve quatro projetos aprovados no âmbito do Edital 07/2019, referente a Chamada Pública do Programa Nacional de Apoio à Geração de Empreendimentos Inovadores - Programa Centelha ES.
Três dos projetos aprovados foram na temática “Inteligência Artificial e Machine Learning”, sendo eles: “Medição de Cascão em Lança de Convertedores com Visão Computacional” do Prof. Dr. Gustavo Maia de Almeida; “IAmHere: Chamadas por Reconhecimento Facial”, do Prof. Dr. Fabiano Borges Ruy; e “PorteiroTRON”, do Prof. Dr. Maxwell Eduardo Monteiro. O quarto projeto intitulado “G-Robot – Robôs Móveis Customizáveis de Baixo Custo”, do aluno Joabe Ruella da Silva, do Curso de Engenharia de Controle e Automação e integrante do grupo de Pesquisa GAIn (Grupo de Automação Industrial), está relacionado a temática “Manufatura Avançada e Robótica”.
O Programa Centelha é promovido em vários estados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e operado pela Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI). Dentre os benefícios do programa, estão a disponibilização recursos financeiros por meio de subvenção econômica, para o desenvolvimento do negócio, capacitações e suporte para alavancar o empreendimento, além de acesso a instituições de ciência, tecnologia e inovação, incubadoras e potenciais investidores.
No Espírito Santo, a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), responsável pela execução do programa no estado, recebeu mais de 3.500 inscrições, das quais apenas 56 projetos foram selecionados, conforme http://programacentelha.com.br/es/#es.
Este resultado, mais uma vez, confirma o trabalho de excelência que tem sido desenvolvido no Campus Serra do Ifes, que conta com um corpo docente e discente compromissados com uma educação pública, gratuita, de qualidade e que, mais do que isso, estão dispostos a devolver para a sociedade, por meio de ideias e projetos inovadores, todo o investimento realizado.
Conheça mais detalhes sobre os projetos:
O projeto “Medição de Cascão em Lança de Convertedores com Visão Computacional” trata da formação do cascão (mistura de escória e aço) e sua aderência na superfície das lanças de injeção de oxigênio utilizadas nos processos de refino em convertedores LD, que é inerente às condições desses, tendo sua maior incidência em função de aspectos como composição química do gusa líquido, adições de sucata etc. Atualmente, em qualquer indústria siderúrgica, a medida da espessura do cascão é feita com base na experiência do operador que, localizado a uma certa distância da lança em operação, deve tomar a decisão de usá-la para um novo sopro de oxigênio ou removê-la para manutenção. Uma decisão errada pode causar sérios danos, porque se o operador remover a lança para manutenção, e a mesma poderia executar um novo sopro, o ato levará a uma manutenção precoce, gerando custos desnecessários. Por outro lado, se o cascão estiver excessivo e o operador decidir usá-la novamente, poderá quebrar o "duto de passagem da lança", danificando o sistema, resultando em parada do convertedor. O projeto apresenta um método de medição do cascão online que medirá a espessura total da lança, levando-se em conta o cascão aderente, usando visão computacional e inteligência artificial, com o objetivo de oferecer uma medição precisa para auxiliar o operador no processo de decisão de continuar com a lança para mais uma corrida ou removê-la para manutenção. O projeto é todo desenvolvido em software livre, necessitando apenas de aquisição de câmeras de alta resolução e computadores com alto poder de processamento. Um vídeo demonstrando o processo pode ser visto no link: https://youtu.be/s7dWLWd4v54.
O projeto “IAmHere: Chamadas por Reconhecimento Facial”, do Prof. Dr. Fabiano Borges Ruy, é uma solução para percepção e registro de frequência em sala de aulas (chamadas) por reconhecimento facial. Com o app instalado, o professor acessa suas turmas e faz chamadas no próprio smartphone. Com alguns toques e uma foto da turma, o sistema processa e retorna, em segundos, a lista de presentes e ausentes. O professor confirma, a informação é registrada e exportada para o sistema oficial da instituição. Alunos também podem usar o app para acompanhar a frequência e receber notificações a cada chamada. Os principais benefícios são um registro rápido e objetivo, que dispensa hardware específico, é fácil de usar e preserva a autonomia do professor.
Desenvolvido pelo Prof. Dr. Maxwell Eduardo Monteiro, o PorteiroTRON é um sistema de virtualização da segurança patrimonial, baseado em Inteligência de máquina, visão computacional e (opcionalmente) robótica. Representa uma solução disruptiva no mercado de segurança patrimonial, quebrando a dependência de inteligência humana a todo tempo na prestação desse tipo de serviço. O produto/serviço monitora câmeras, alarmes e interfones ininterruptamente, identificando eventos anormais e alarmando autoridades, condôminos e proprietários sobre as ameaças que se configuram.
Joabe Ruella da Silva, aluno do Curso de Engenharia de Controle e Automação e integrante do grupo de Pesquisa GAIn, é autor do único projeto de discente do Campus Serra aprovado no Programa Centelha ES. A iniciativa da G-ROBOT é desenvolver robôs customizáveis de baixo custo, programáveis com softwares livres e equipados com eletrônica e instrumentação para diversas tarefas. Serão construídos robôs nacionais com suporte, assistência técnica e aplicações tanto na área industrial como educacional, ambientes nos quais a empresa pode auxiliar no estímulo ao uso de soluções robóticas. Atualmente, os produtos estão em fase de projeto e as necessidades de potenciais clientes estão sendo observadas.
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