Campus Serra realiza capacitação em Tecnologias da Economia 4.0 para professores da rede pública
No dia 19 de outubro de 2024, foi encerrada a capacitação de docentes da rede pública de ensino e de instituições parceiras em tecnologias da Economia 4.0. A iniciativa, que teve como foco a formação em cultura maker, modelagem 3D, manufatura aditiva, manufatura subtrativa e robótica, foi promovida pelo projeto "SerraMaker: fomentando a cultura Maker no município da Serra". O projeto foi aprovado no Edital nº 11/2023 de Extensão Tecnológica da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES), com o objetivo de fortalecer a cultura maker nas escolas do município da Serra.
A capacitação foi ministrada pelos estudantes Ícaro Lessa Secchin, Enzo Mandelli Pinheiro Rodrigues, Enzo Medeiros Agnez, Júlia Almeida Nascimento Lopes, Letícia Comissário da Silva e Débora Galavote Moura.
A coordenação do projeto ficou a cargo da professora Rosiane Ribeiro Rocha, juntamente com os professores Flávio Garcia Pereira, Francisco José Casarim Rapchan, Gabriel Tozatto Zago, Marcos Simão Guimarães e Richard Junior Manuel Godinez Tello.
Participaram da capacitação 18 professores e profissionais da educação, representando diversas escolas e instituições, incluindo EMEF Elpídia Coimbra, Centro de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento do Espírito Santo, EEEM Clóvis Borges Miguel, EEEF Manoel Lopes, EMEF Manoel Carlos de Miranda, Prefeitura Municipal de Vila Velha, EEEFM Campinho, Estácio, Rede Alternativo e EEEFM Aristóbulo Barbosa Leão. As atividades formativas ocorreram em oito encontros aos sábados (17/08, 24/08, 31/08, 14/09, 21/09, 28/09, 05/10 e 19/10), com foco nos temas de cultura maker, modelagem 3D, manufatura aditiva e subtrativa e robótica.
A equipe do projeto agradece ao Campus Serra pelo suporte e oportunidade, à FAPES pelo apoio e investimento, aos professores que realizaram a capacitação, e às escolas parceiras pela colaboração. Um agradecimento especial é direcionado ao aluno Marco Aurélio Tiago Filho, que atuou como voluntário no projeto, contribuindo de forma significativa para o sucesso das atividades. A expectativa é de que, nos próximos anos, novas edições dessa capacitação sejam oferecidas, ampliando o impacto positivo sobre mais profissionais da educação e alunos."
Redes Sociais