Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Campus Serra realiza capacitação em Tecnologias da Economia 4.0 para professores da rede pública
Início do conteúdo da página

Campus Serra realiza capacitação em Tecnologias da Economia 4.0 para professores da rede pública

Publicado: Segunda, 11 de Novembro de 2024, 09h15 | Última atualização em Segunda, 11 de Novembro de 2024, 10h31

No dia 19 de outubro de 2024, foi encerrada a capacitação de docentes da rede pública de ensino e de instituições parceiras em tecnologias da Economia 4.0. A iniciativa, que teve como foco a formação em cultura maker, modelagem 3D, manufatura aditiva, manufatura subtrativa e robótica, foi promovida pelo projeto "SerraMaker: fomentando a cultura Maker no município da Serra". O projeto foi aprovado no Edital nº 11/2023 de Extensão Tecnológica da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES), com o objetivo de fortalecer a cultura maker nas escolas do município da Serra.

A capacitação foi ministrada pelos estudantes Ícaro Lessa Secchin, Enzo Mandelli Pinheiro Rodrigues, Enzo Medeiros Agnez, Júlia Almeida Nascimento Lopes, Letícia Comissário da Silva e Débora Galavote Moura.

A coordenação do projeto ficou a cargo da professora Rosiane Ribeiro Rocha, juntamente com os professores Flávio Garcia Pereira, Francisco José Casarim Rapchan, Gabriel Tozatto Zago, Marcos Simão Guimarães e Richard Junior Manuel Godinez Tello.

Participaram da capacitação 18 professores e profissionais da educação, representando diversas escolas e instituições, incluindo EMEF Elpídia Coimbra, Centro de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento do Espírito Santo, EEEM Clóvis Borges Miguel, EEEF Manoel Lopes, EMEF Manoel Carlos de Miranda, Prefeitura Municipal de Vila Velha, EEEFM Campinho, Estácio, Rede Alternativo e EEEFM Aristóbulo Barbosa Leão. As atividades formativas ocorreram em oito encontros aos sábados (17/08, 24/08, 31/08, 14/09, 21/09, 28/09, 05/10 e 19/10), com foco nos temas de cultura maker, modelagem 3D, manufatura aditiva e subtrativa e robótica.

A equipe do projeto agradece ao Campus Serra pelo suporte e oportunidade, à FAPES pelo apoio e investimento, aos professores que realizaram a capacitação, e às escolas parceiras pela colaboração. Um agradecimento especial é direcionado ao aluno Marco Aurélio Tiago Filho, que atuou como voluntário no projeto, contribuindo de forma significativa para o sucesso das atividades. A expectativa é de que, nos próximos anos, novas edições dessa capacitação sejam oferecidas, ampliando o impacto positivo sobre mais profissionais da educação e alunos."

foto 05

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página