Campus Serra realiza aula inaugural do Programa Asas para o Futuro
A iniciativa é realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, da Prefeitura da Serra.
O Campus Serra realizou, na terça-feira (2), a aula inaugural do Programa Asas para o Futuro, que ofertará o curso FIC de Qualificação Eletricista Instalador Predial em Baixa Tensão, para mulheres de 16 a 29 anos. A iniciativa é realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, da Prefeitura Municipal da Serra.
O programa é uma ação do Ministério das Mulheres, do Governo Federal, e tem como objetivo ampliar a participação de jovens mulheres na força de trabalho em setores estratégicos para o desenvolvimento econômico, com ênfase em carreiras voltadas à transição energética e à sustentabilidade socioeconômica.
Estiveram presentes no evento o diretor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão do campus, professor Luiz Alberto Pinto; o coordenador-geral de Ensino, professor Bene Regis Figueiredo; a diretora Administrativa do campus, Renata Carneiro; a secretária municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Lílian Mota; a diretora do Departamento de Políticas Públicas para as Mulheres, Fabíola Maia; a coordenadora-geral do Programa Asas para o Futuro, Andressa Freire, representando a Pró-reitoria de Extensão do Ifes; e a coordenadora do projeto no campus Serra, professora Tatiane Policário, que conduziu a solenidade de abertura.
Em sua fala, a professora Tatiane ressaltou a importância do curso de elétrica, incentivando as alunas a aproveitarem a oportunidade para ingressar no mercado de trabalho e seguirem avançando nos estudos na área tecnológica.
Durante a programação, a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Liliam Mota, destacou o impacto da parceria no cotidiano das alunas. “Cada mulher que ingressa aqui carrega não só o desejo de aprender, mas também o de construir uma vida mais digna. O Asas para o Futuro é sobre isso: dar condições reais para que elas possam voar cada vez mais alto”.
Já a diretora do Departamento de Políticas Públicas para Mulheres, Fabíola Maia, promoveu um bate-papo com as futuras alunas, destacando a relevância da capacitação para a inserção profissional e para a autonomia feminina. Logo após, as participantes do curso realizaram um tour pelo campus, conhecendo os espaços da instituição e o local onde ocorrerão as aulas.
“A aula inaugural foi um momento emocionante e inspirador. Ver as jovens estudantes com brilho nos olhos e cheias de esperança me enche de orgulho e reforça a importância do nosso trabalho. Este programa é mais do que uma oportunidade de capacitação profissional; é uma ponte para um futuro promissor, oferecendo não apenas conhecimentos técnicos, mas também ferramentas para o desenvolvimento pessoal. Estamos plantando sementes que, com certeza, renderão frutos incríveis”, destacou a coordenadora-geral, Andressa Freire.
Redes Sociais