Página inicial > Notícias > Campus Serra participa de e-book sobre ações de sustentabilidade na Rede Federal

Publicado: Quinta, 06 de Junho de 2024, 09h22 | Última atualização em Quinta, 06 de Junho de 2024, 09h31

O Campus Serra do Ifes teve três trabalhos publicados no e-book “Ações de sustentabilidade na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica”, uma iniciativa da Setec/MEC. O material foi escrito de forma colaborativa com as instituições, abordando os seguintes temas: Gestão e Governança Ambiental; Economia Circular e Gestão de Resíduos Sólidos; Energias Renováveis; Biomas; Sociedade e Qualidade de Vida; e Práticas Sustentáveis de Ensino, Pesquisa e Extensão.

O lançamento do e-book ocorreu durante o 2º Encontro de Ações de Sustentabilidade da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, que termina hoje (6).

O evento foi promovido pelo Ministério da Educação (MEC), através da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e com o apoio do Instituto Federal do Pará (IFPA). o encontro teve como objetivo principal compartilhar experiências sobre as ações voltadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), além de debater a participação da Rede Federal na 30ª Conferência das Partes da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em novembro de 2025, na capital paraense.

O Ifes foi representado pelos servidores do Campus Serra Elika Capucho Delazare e Renata Renata Carneiro Sousa Kuster, e pelo servidor da Reitoria Johnathan Dezan Vago.

Aqui estão os trabalhos do Campus Serra que estão incluídos no e-book:

1º) Desenvolvimento de uma Filamentadora para Reaproveitamento de Plástico no Uso de Impressão 3d – Desenvolvido pelos estudantes do curso de Engenharia de Controle e Automação: Enzo Medeiros Agnez e Ícaro Lessa Secchin, pelo professor Marcos Guimarães e pelo Técnico-administrativo, Marcelo Franco de Almeida.

2º) Curva de Carga Baseada na Modelagem de um Sistema Fotovoltaico, um Estudo de Caso no Brasil - Desenvolvido pelos estudantes - Desenvolvido pelos estudantes Teylor M. Guaitolini e Paulo G. Ferreira, pelo professor Danilo P. e Silva e pelos Técnico-administrativos Emerson A. Birchler e Marcelo F. de Almeida.

3º) Gestão sustentável por meio da aplicação do protocolo “captura, esterilização e devolução” em uma colônia de felinos no IFES Campus Serra – Desenvolvido pelos Técnico-administrativos Elika Capucho Delazare e Marcelo Franco De Almeida, pela professora Isaura Alcina Nobre e por Maria Da Gloria Alves Cunha.

Clique aqui para acessar o e-book

* Com informações do site do Ministério da Educação