Página inicial > Notícias > Campus Serra do Ifes obteve a 2° colocação nacional entre os projetos selecionados para criação de Laboratório Maker

Publicado: Quinta, 17 de Setembro de 2020, 12h52 | Última atualização em Quinta, 17 de Setembro de 2020, 12h55

O projeto prevê o recebimento de R$ 82.700,00 em equipamentos.

O Campus Serra teve o projeto, IFMaker Serra, aprovado na Chamada Pública Nacional da SETEC/MEC nº 35/2020, que selecionou projetos voltados à criação de Laboratórios Maker. O projeto aprovado ficou na segunda colocação geral em sua categoria, dentre os 77 projetos concorrentes da Rede Federal de Ensino Tecnológico de todo o Brasil.

Dentre os principais objetivos do IFMaker Serra está oferecer infraestrutura, matéria-prima, ferramentas e os conhecimentos necessários para o desenvolvimento da cultura learning by doing em um espaço de ensino, pesquisa e extensão que propicie a discussão e refinamento de ideias com potencial inovador estimulando o protagonismo estudantil no desenvolvimento de soluções técnicas e tecnológicas.

Dessa forma, o espaço pretende viabilizar práticas multidisciplinares utilizando impressoras 3D, equipamentos de usinagem, kits de robótica, entre outros equipamentos, que irão facilitar a prestação de serviços tecnológicos por parte de discentes, oferecendo portfólio de serviços tecnológicos à comunidade externa. O projeto prevê R$ 82.700,00 para compra desses equipamentos.

O projeto também prevê que o IFMaker Serra sirva como um disseminador da cultura maker no município, com ações como a capacitação de gestores e professores da rede local de ensino básico, principalmente das escolas que se encontram no entorno do campus.

A comissão de elaboração da proposta foi composta pelos seguintes membros: Richard Junior Manuel Godinez Tello (Coordenador da comissão), Rosiane Ribeiro Rocha, Marcos Simão Guimarães, Marcus Romano Salles Bernardes de Souza, Francisco José Casarim Rapchan (Coordenador do Núcleo Incubador) e Gary Moura da Silva (aluno do Bacharelado em Sistemas de Informação e Diretor Presidente da Empresa Júnior Morpheus).

A proposta recebeu apoio de vários parceiros, em especial no âmbito do Programa InovaSerra. Dentre os que formalizaram esse apoio, na forma de cartas de recomendação, estão: Associação dos Empresários da Serra - ASES, ArcelorMittal (através do Programa iNO.VC), Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura da Serra, SENAI Serra, Fundação de Apoio FACTO e Morpheus Jr.