Página inicial > Notícias > Boletim informativo Covid/Ifes Campus Serra nº 03

Boletim informativo Covid/Ifes Campus Serra nº 03

Publicado: Quinta, 10 de Junho de 2021, 12h50 | Última atualização em Quinta, 10 de Junho de 2021, 12h50

Atividades remotas estão mantidas!

Considerando o 58º Mapa de Risco Covid-19 apresentado pelo Governo do Espírito Santo, divulgado no dia 04/06/2021, a Comissão de Retorno das Atividades Presenciais IFES- Campus Serra continuará seguindo a recomendação de manter as atividades administrativas e acadêmicas prioritariamente de forma remota.

O avanço para fase de atividades presenciais depende da confirmação de estabilização e/ou queda dos indicadores de análise da situação epidemiológica da covid-19 no Espírito Santo. O atual resultado direciona para uma estabilização, mas é de extrema importância manter todas as medidas de precaução a fim de avançar para a possibilidade de queda e controle da doença. O atual número de casos confirmados é em grande parte das pessoas entre 20 e 49 anos, faixa etária predominante na comunidade acadêmica do Ifes.

O retorno das atividades presenciais no Ifes será de modo gradual, para permitir o aprendizado e a construção conjunta de práticas de proteção e cuidados. Esse processo coletivo visa a ampliar a sensação de segurança necessária para novas formas de viver em grupo. Assim, a Comissão continua com a orientação de suspensão até que o Mapa de Risco da Covid-19 no município da Serra esteja baixo e o Painel de Ocupação de Leitos Hospitalares no Espírito Santo em UTI e Enfermaria esteja verde. A Diretoria de Administração e Planejamento está analisando os recursos orçamentários recebidos a fim de viabilizar a aquisição dos materiais e equipamentos de EPI para o combate à Covid19 e, ao mesmo tempo, conseguir realizar os pagamentos dos contratos da escola, como por exemplo, vigilância, limpeza, energia, dentre outros.

Sendo gradual, esse processo visa também a um melhor acolhimento de todos: alunos, pais e profissionais, no sentido de se poder falar dos medos e das experiências durante o distanciamento, construindo sentido de tudo o que está sendo vivido.

Neste período, a Comissão seguirá com ação local, para avaliar a viabilidade estrutural do retorno das atividades presenciais, de acordo com os critérios estabelecidos no “PROTOCOLO DE RETORNO ÀS ATIVIDADES PRESENCIAIS” do IFES e no Mapa de Risco Covid-19 apresentado pelo Governo do Espírito Santo. Este protocolo está disponível no link: https://www.ifes.edu.br/images/stories/-publicacoes/coronavirus/protocolo-retorno/protocolo-retorno-diagramado_julho.pdf

A Comissão continuará se reunindo regularmente enquanto durar o período da pandemia, a fim de prosseguir debates e propostas, além de atuar como intermediário entre o campus e a reitoria do Ifes. Desse modo, coloca-se à disposição dos servidores para o esclarecimento de dúvidas ou para receber sugestões quanto às suas ações.

Comissão de Retorno das Atividades Presenciais