Página inicial > Notícias > Alunos e servidores do Instituto são premiados e têm artigos aprovados

Alunos e servidores do Instituto são premiados e têm artigos aprovados

Publicado: Terça, 26 de Novembro de 2013, 16h27 | Última atualização em Sexta, 19 de Mai de 2017, 10h26

Servidores e estudantes do Ifes foram bem-sucedidos, neste mês de novembro, ao submeterem seus trabalhos para aprovação e apresentarem pesquisas em eventos. Quarenta e sete alunos e 12 servidores dos campi Aracruz, Cariacica, Serra e Vitória tiveram artigos aprovados e trabalhos premiados.

No campus Serra, os alunos do 7º período do Bacharelado em Sistemas de Informação desenvolveram, na disciplina Laboratório de Engenharia de Software, dois softwares educativos que geraram artigos aprovados no XXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação – SBIE. Os trabalhos consistiam em um jogo educativo de apoio ao processo de alfabetização infantil, o Digita, e o Eco Trash, jogo computacional para auxílio na educação ambiental.

Além disso, o professor Jefferson Oliveira Andrade apresentará um artigo intitulado “Um Sistema Web Gamificado para a Aprendizagem de Lógica Formal”, no qual trata sobre a lógica formal e o seu importante papel na Ciência da Computação. O artigo apresenta o Sistema Elementar, que incorpora um assistente de provas em contexto de “gamificação” e utiliza elementos de jogos para promover o engajamento e a motivação dos alunos.

Outro trabalho aprovado, desta vez no 19º Workshop de Informática na Escola - WIE, foi o CurtaLicen, relato de experiência sobre o desenvolvimento de curtas-metragens em cursos de licenciatura, realizado pelos estudantes Rutinelli Fávero, Sirley Trugilho da Silva, Flavia Tosato e Vanessa Battestin Nunes, do campus Serra.

Todos esses eventos compõem o II Congresso Brasileiro de Informática na Educação – CBIE, que acontece entre os dias 25 e 29 de novembro na Universidade de Campinas. O objetivo do Congresso é promover e incentivar as trocas de experiências entre as comunidades científica, acadêmica, profissional, governamental e empresarial na área de Informática na Educação nacional e internacional.