Página inicial > Notícias > Alunos do Ifes participam de formatura do Pronatec

Alunos do Ifes participam de formatura do Pronatec

Publicado: Segunda, 07 de Julho de 2014, 12h20 | Última atualização em Segunda, 23 de Janeiro de 2017, 10h27

Alunos do Ifes participam de formatura do Pronatec 1

Cerca de 250 alunos de sete campi do Ifes estiveram nesta quarta-feira (2) na formatura de turmas de cursos técnicos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O evento, realizado no Centro de Convenções de Vitória, contou com a presença da presidenta Dilma Rousseff e do ministro da Educação, José Henrique Paim, além de outras autoridades e convidados.

Leia também: Presidenta anuncia investimentos no ensino técnico durante formatura do Pronatec

As caravanas de alunos dos campi de Alegre, Montanha, Itapina, Colatina, Vila Velha, Aracruz e Serra juntaram-se aos demais estudantes dos serviços de aprendizagem do Sistema Findes e de outras organizações de interesse de categorias profissionais, o chamado Sistema S. A juramentista da cerimônia foi a formanda do Ifes Cleuzimeri Castro Miranta, do curso Operador de Processos Químicos oferecido pelo campus Aracruz. Já a estudante Dalza Maria Simonato, do curso Produtor de Derivados do Leite, oferecido pelo campus de Alegre, foi uma das escolhidas para receber o certificado das mãos da presidenta.

Para a estudante Rosilene da Silva Rocha, 25 anos, o Pronatec veio em boa hora. Finalista do curso em Agricultura Familiar, ela acredita que vai poder aumentar sua renda. “Aprendemos técnicas de produção de vários tipos de queijos e a fazer cortes diferenciados em carnes, por exemplo. É fundamental para quem trabalha no campo e quer explorar as possibilidades com o agronegócio”, completa.

Já a formanda Patrícia Ferreira de Souza, 30 anos, concluiu o curso de Educadora Infantil e também acredita que vai ampliar seus horizontes a partir dos conteúdos que aprendeu. “Algumas coisas a gente até já sabe do cotidiano, mas muitos conhecimentos são novos”, explica. Ela aposta em oportunidades de trabalho em creches e escolas, além de poder aumentar a renda atuando como babá. “Também estou estudando Pedagogia e esse curso vai possibilitar a complementação da minha formação.”

Rogéria Pinheiro Silva, 36 anos, é professora de educação infantil e concluiu o curso de Contadora de Histórias. Ela é de do município de Montanha e contou com a presença da irmã, Roberta Pinheiro Silva, moradora de Vitória, em sua formatura. “Minha irmã é uma batalhadora, dá aulas na escola municipal e pretende fazer outros cursos na área de artes cênicas. Não poderia deixar de vir até aqui apoiá-la nesse momento importante”, contou Roberta, emocionada.

Alunos do Ifes participam de formatura do Pronatec 2

Roberta posa para fotografia ao lado da irmã Rogéria: "fiz questão de comparecer".

O Pronatec foi criado em 2011 com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. A fase atual irá oferecer 8 milhões de matrículas até o final de 2014. No mês passado, foi anunciada a segunda etapa do programa que vai ofertar 12 milhões de vagas, a partir de 2015.

Entre 2013 e 2014, o Ifes ofereceu mais de 5 mil vagas por meio de Bolsas-Formação e se prepara para a nova fase do programa. Para o coordenador geral do Pronatec no Ifes, Jânio Glória de Oliveira, a partir de 2015 o Ifes pode ampliar consideravelmente a quantidade de vagas ofertadas. “Estamos na fase de planejamento, mas trabalhamos com a meta de oferecer de 10 a 12 mil vagas por meio da Bolsa-Formação.

Veja a galeria de imagens da formatura das turmas do Pronatec

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Reitoria