Página inicial > Notícias > Alunos do curso Técnico Integrado em Informática visita propriedades do Agroturismo e o Ifes em Venda Nova do Imigrante ES

Publicado: Segunda, 09 de Dezembro de 2019, 14h18 | Última atualização em Segunda, 09 de Dezembro de 2019, 14h37

No dia 3 desse mês, a turma do terceiro ano do curso técnico integrado em Informática do Campus Serra pode conhecer algumas das propriedades rurais do circuito do Agroturismo e também o Instituto Federal do Espírito Santo Campus de Venda Nova do Imigrante. O grupo conheceu o processo de fabricação de alguns produtos nas propriedades visitadas. Foi possível perceber a importância do Agroturismo como atividade de complemento de renda e fomento do turismo na região.

A ação faz parte das atividades realizadas na disciplina de Empreendedorismo ministrada em sala de aula pelo professor e coordenador da visita técnica, Ronaldo Marques. Segundo o professor, foi possível para os alunos, a partir de teoria transmitida em sala de aula, conhecer processos produtivos, descobrir novos produtos e a história de famílias empreendedoras que se uniram em torno de projetos que deram tão certo que chegaram a fazer parte da identidade da região onde estão inseridos.

Os locais visitados foram: Sítio Lorenção, Família Busato, Carnielli e a Tia Cila, empresas familiares do circuito do Agroturismo de Venda Nova do Imigrante. Foi possível conhecer o embutido de carne de porco chamado “Socol” (que tem indicação geográfica de fabricação regional no Espirito Santo) e antepastos da Família Lorenção. No sítio da família Busato, os alunos conheceram vários produtos e também as dependências do alambique da Cachaça Teimosinha. Na propriedade da família Carnielli o destaque foi para os queijos e cafés e o circuito concluído com a visita às propriedades no Sítio da Tia Cila, .

No Campus Venda Nova do Imigrante, mais especificamente no curso Técnico Integrado em Agroindústria e de graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos, que formam mão de obra especializada para o arranjo produtivo local, foi possível conhecer as propostas destes cursos, seus laboratórios e estabelecer o intercâmbio entre os alunos e professores.

visita técnica vendanova