Página inicial > Notícias > Alunos do Campus Serra do Instituto Federal do Espírito Santo se destacam na 25ª Olimpíada Brasileira de Informática

Publicado: Segunda, 05 de Junho de 2023, 15h35 | Última atualização em Terça, 06 de Junho de 2023, 08h37

No último dia 2 de junho, os estudantes do ensino médio do Campus Serra do Instituto Federal do Espírito Santo participaram da primeira fase da 25ª Olimpíada Brasileira de Informática (OBI2023). Com o objetivo de despertar o interesse dos alunos pela ciência da computação, a OBI é uma competição que envolve desafios e estimula a engenhosidade, sendo organizada pelo Instituto de Computação da UNICAMP.

A participação do Campus Serra contou com a presença de 32 estudantes, que demonstraram todo o seu potencial e excelência olímpica. A organização do evento ficou sob responsabilidade do professor Paulo Cezar, enquanto as provas foram aplicadas pelos professores Felipe Frechiani, Fidelis Zanetti e Moisés Omena.

Nesta segunda-feira, dia 5 de junho, foram divulgados os resultados parciais da competição, e mais uma vez os alunos do Campus Serra brilharam. Os dez primeiros colocados obtiveram uma nota superior a 92% de desempenho, sendo que um aluno alcançou a incrível marca de 100% de aproveitamento. Em breve, os nomes dos classificados serão divulgados.

Ao final da próxima etapa (estadual), os melhores colocados na modalidade de Programação, que são alunos dos cursos integrados ao ensino médio, terão a honra de serem convidados para participar da Semana Olímpica da OBI, que será realizada no Instituto de Computação da UNICAMP. Durante essa semana, os selecionados terão a oportunidade de participar de cursos e treinamentos em diversos níveis, abrangendo desde o básico até o avançado. Essa imersão no conhecimento proporcionará uma experiência enriquecedora aos estudantes.

Além disso, durante a Semana Olímpica, será realizada uma seleção para escolher os quatro alunos que representarão o Brasil na renomada Olimpíada Internacional de Informática (IOI), que reúne equipes de mais de 80 países. Também serão selecionados os dez integrantes da equipe brasileira na Olimpíada Iberoamericana de Informática (OII) e as quatro integrantes da equipe brasileira na Olimpíada Europeia de Informática para Garotas (EGOI). Todos os competidores deverão utilizar a linguagem de programação C++ durante as provas do processo de seleção.

O Ifes parabeniza seus grandiosos talentos!

olimpiadas