Página inicial > Notícias > Alunos da pós-graduação lato sensu em Ciência de Dados com Big Data do Campus Serra tiveram 9 artigos aceitos em 2019

Publicado: Terça, 12 de Novembro de 2019, 08h23 | Última atualização em Terça, 12 de Novembro de 2019, 08h23

Os alunos da pós-graduação lato sensu em Ciência de Dados com Big Data do Campus Serra que iniciaram as aulas em agosto de 2018 tiveram 9 artigos aceitos em 2019. Foram 2 artigos no SIMPEP 2019 (XXVI Simpósio de Engenharia de Produção), 3 artigos no ENIAC 2019 (XVI Encontro Nacional de Inteligência Artificial e Computacional), 2 artigos no IFSul 2019 (II Congresso de Tecnologia da Informação do IFSUL Passo Fundo), 1 artigo no ERI-MT 2019 (X Escola Regional de Informática de Mato Grosso) e 1 artigo no ERI-GO 2019 (VII Escola Regional de Informática de Goíás). Segue a lista dos artigos:

1) No SIMPEP, foi aceito o trabalho do aluno Marcio Rezende, intitulado "Um Modelo Preditivo para o Índice de Abrasão de Pelotas de Minério de Ferro", sob orientação dos professores Jefferson Andrade e Karin Komati.

2) No SIMPEP, foi aceito o trabalho do aluno Caíque De Oliveira De Souza, intitulado "Vias Críticas: Ferramenta de Apoio à Decisão baseado em Mapeamento Georreferenciado de Alertas de Sensores IoT's em Vias de Minas", sob orientação da professora Karin Komati.

3) No ENIAC, em Salvador-BA, o aluno Marcelo Magalhães do Carmo apresentou o trabalho intitulado "Previsão de receitas de ICMS do estado do Espírito Santo através de Seleção de Características em Cascata e técnicas de Aprendizado de Máquina", orientado pelos professores Francisco de Assis Boldt e Karin Komati.

4) No ENIAC, o aluno Raido Lacorte Galina teve o artigo "Comparison of Stylometric Attributes for Writing Authorship Identification: A Case Study of Guimarães Rosa versus Clarice Lispector" aceito, sob orientação do servidor Diego Flores e da professora Karin Komati.

5) No ENIAC, a aluna Isabella de Albuquerque Ceravolo teve o artigo "Classifying Readers with Dyslexia from Eye Movements using Machine Learning and Wavelets" aceito, com co-autoria do Antônio Ricardo Brasil, sob orientação da professora Karin Komati.

6) No II Congresso de Tecnologia da Informação do IFSUL Passo Fundo, o aluno Pedro Marques Lessa apresentou o trabalho "Predição da Nota do ENEM 2018 usando Técnicas de Regressão" que foi orientado pela professora Karin Komati.

7) No II Congresso de Tecnologia da Informação do IFSUL Passo Fundo, o aluno Antonio Adolfo Gaburro Silveira apresentou o trabalho "Um estudo sobre a Classificação de Risco em Pronto Atendimento utilizando o método KNN" que foi orientado pelo professor Jefferson Andrade.

8) No ERI-MT, o aluno Thadeu Pezzin Melo apresentou o artigo "Análise Exploratória de Dados Industriais da Fabricação de Placas de Média Densidade", que foi orientado pela professora Karin Komati.

9) No ERI-GO, o aluno Pablo Simões Nascimento teve o artigo "Modelo Preditivo para Avaliação de Crédito em Empréstimos Pessoais", que foi orientado pelos professores Jefferson Andrade e Karin Komati.