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Pós-graduação Lato Sensu em Desenvolvimento de Aplicações Inteligentes

Publicado: Terça, 11 de Abril de 2023, 08h21 | Última atualização em Sexta, 14 de Abril de 2023, 14h20

Sobre o curso

O curso de Pós-Graduação lato sensu em Desenvolvimento de Aplicações Inteligentes possui como objetivo qualificar profissionais a projetar, implementar e avaliar, aplicações web, móveis ou híbridas que façam uso de técnicas de inteligência artificial e aprendizado de máquina para fornecer soluções que garantam a continuidade e a qualidade dos serviços prestados pelas organizações às estes profissionais quais pertencem.


De forma a aprimorar o desenvolvimento dos alunos, o curso ainda conta com os seguintes objetivos específicos:

  • Desenvolver habilidades de programação relevantes ao aprendizado de máquina
  • Executar análises estatísticas de dados.
  • Executar análises estatísticas de dados com a linguagem de programação Python e suas bibliotecas.
  • Demonstrar habilidades no gerenciamento de dados.
  • Analisar e interpretar dados usando uma abordagem eticamente responsável.
  • Utilizar a linguagem Python para realizar extração, transformação e carga de dados.
  • Criar e avaliar modelos baseados em dados.
  • Utilizar a linguagem Python para construção de modelos de classificação e predição.
  • Gerenciar e manipular volumes de dados massivos.
  • Selecionar os modelos apropriados para um determinado problema de análise.
  • Avaliar a qualidade e investigar possíveis problemas do conjunto de dados de entrada.
  • Aplicar modelos matemáticos e estatísticos para formular e executar análises de dados.
  • Construir apresentações das descobertas de dados de modo efetivo oralmente, visualmente, e textualmente.
  • Aplicar técnicas relevantes de análise quantitativa e qualitativa.
  • Demonstrar técnicas primárias de coleta de dados.
  • Acessar e processar fontes de dados secundárias.
  • Interpretar, comunicar e aplicar as descobertas de dados.
  • Projetar e implementar aplicações web com frameworks de web apps
  • Projetar e implementar aplicações web com frameworks híbridos
  • Identificar e avaliar riscos de segurança de aplicações web
  • Criar um ciclo de vida de desenvolvimento de aplicações que incorpore práticas de desenvolvimento seguro.
  • Avaliar o uso de inteligência artificial em relação à ética e a responsabilidade social. 

 

Corpo Docente (Colegiado do Programa):

Dr. Carlos Lins Borges Azevedo

http://lattes.cnpq.br/4748688094924740

Me. Daniel Ribeiro Trindade

http://lattes.cnpq.br/5449301218431564

Dr. Francisco de Assis Boldt

http://lattes.cnpq.br/0385991152092556

Dr. Gilmar Luiz Vassoler

http://lattes.cnpq.br/4324881751736449

Dr. Hilário Tomaz Alves de Oliveira

http://lattes.cnpq.br/8980213630090119

Dr. Jefferson Oliveira Andrade

http://lattes.cnpq.br/7138275599443632

Drª. Karin Satie Komati

http://lattes.cnpq.br/9860697624155451

Prof. Dr. Sérgio Nery Simões

http://lattes.cnpq.br/0723238551725187

 

Coordenação

Prof. Dr. Jefferson O. Andrade
jefferson.andrade@ifes.edu.br

 

Informações Básicas do Curso:

Duração

18 meses (incluindo a redação e defesa de monografia)

Turno

Noturno

Modalidade

Presencial

 Carga Horária

360 horas

 Público-alvo

Este curso é destinado aos profissionais que já atuam na área de tecnologia da informação e comunicação do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo, bem como a um grupo de alunos residentes que serão selecionados de acordo com critérios definidos pelo TRE-ES e o Campus Serra. Este alunos residentes receberão uma bolsa paga com recursos provenientes do convênio com o TRE-ES e atuarão durante 6 horas por dia na área de TI do TRE-ES.

É pressuposto que os alunos deste curso já tem conhecimento prévio de programação com alguma linguagem moderna como Java ou Python, por exemplo, e que já tem conhecimento sobre acesso e manipulação de dados em bancos de dados relacionais.

Contato

Telefone: (27) 3182-9201
E-mail: posdevai.serra@ifes.edu.br

Portaria de autorização

Portaria nº 2227, de 8 de dezembro de 2021

Regulamento do curso

Projeto Pedagógico de Curso (PPC)

registrado em:
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