Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Cursos > Graduação > Tecnologia em Sistemas para Internet
Início do conteúdo da página

Tecnologia em Sistemas para Internet - EaD

Publicado: Quinta, 05 de Mai de 2022, 11h25 | Última atualização em Terça, 12 de Março de 2024, 10h09

Índice de Artigos

Tecnologia em Sistemas para Internet - EaD

Áreas de Atuação

O Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet forma profissionais que se ocupam do desenvolvimento de sistemas, de interfaces e aplicativos; do comércio e do marketing eletrônicos; além de páginas e portais para Internet e intranet. Este profissional gerencia projetos de sistemas, inclusive com acesso a banco de dados, desenvolvendo projetos de aplicações para a rede mundial de computadores e integra mídias nas páginas da internet. Este profissional atua com tecnologias emergentes como computação móvel, redes sem fio e sistemas distribuídos. São também atribuições deste profissional: cuidar da implantação, atualização, manutenção e segurança dos sistemas para internet.

Categorização

Segundo as “Diretrizes Curriculares de Cursos da Área de Computação e Informática” do MEC, os cursos podem ser divididos em quatro grandes categorias (MEC, 1999):

1) Os cursos que têm predominantemente a computação como atividade fim;
2) Os cursos que têm predominantemente a computação como atividade meio;
3) Os cursos de Licenciatura em Computação; e
4) Os cursos de Tecnologia (cursos sequenciais).

 O curso Tecnologia em Sistemas para Internet pertence ao grupo 4.

Modalidade: a distância com atividades presenciais obrigatórias nos polos
Tipo: Superior em Tecnologia
Turno: Integral
Duração: 3 anos 

Monografia/TCC e atividades complementares: não há
Estágio supervisionado: não obrigatório
Primeira oferta em 2022/2: 320 vagas distribuídas em 8 polos: Baixo Guandu; Conceição da Barra; Ecoporanga; Iúna; Mantenópolis; Mimoso do Sul; Piúma; Venda Nova do Imigrante
Segunda oferta para o semestre 2023/2: 120 novas vagas distribuídas em 3 polos: Aracruz, Linhares e Vila Velha.

Edital para ingresso em 2023/2: Será disponibilizado a partir do dia 29/05/2023.

Edital para ingresso em 2022/2:

Edital 41/2022 - Processo Seletivo do curso de Graduação em Tecnologia em Sistemas para Internet 

Contatos:

Coordenação do curso: Mateus Conrad Barcellos da Costa (coordenacaotsi.ser@ifes.edu.br)

Pedagogo: Wagner Scopel Falcão (pedagogiatsi.ser@ifes.edu.br)

Secretaria de Curso: Geruza Ferreira Martins (secretariatsi.ser@ifes.edu.br)

 Ato de autorização: Resolução CONSUP/IFES nº 90, de 27 de maio de 2022.

Corpo docente formado por especialistas, mestres e doutores. 

 Projeto Pedagógico de Curso (PPC): PCC + matriz curricular

 Objetivo

O Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet tem como objetivo geral contribuir para a formação de profissionais qualificados, aptos a atuarem na implementação, no desenvolvimento, na execução e na gestão de projetos norteados a sistemas para internet, com o uso de novas tecnologias, de competência técnica e de habilidades sistêmicas necessárias para a atuação proativa multidisciplinar, cidadã, crítica e inovadora.

Perfil Profissional

Entre outras habilidades, os egressos desenvolverão competências para:

• projetar, desenvolver, testar, implantar, manter, avaliar e analisar páginas para sites de Internet e Intranets, sistemas de comércio eletrônico e aplicativos para plataformas móveis para a Internet;
• avaliar, especificar, selecionar e utilizar metodologias e ferramentas adequadas para o desenvolvimento das aplicações;
• elaborar e estabelecer diretrizes para a criação de interfaces adequadas à aplicação de acordo com características, necessidades e público-alvo;
• vistoriar, realizar perícia, avaliar, emitir laudo e parecer técnico em sua área de formação;
• empreender em todos os ramos voltados a área da tecnologia da informação.
• compreender e aplicar métodos e técnicas para construção de software que solucionem problemas do mundo real, propondo soluções condizentes com as necessidades do cliente, e projetando sistemas que atendam aos requisitos;
• compreender e aplicar princípios e metodologias de engenharia de software, bem como linguagens e técnicas de programação na implementação de software, garantindo sua qualidade técnica;
• definir e manter ambientes e infraestrutura tecnológica, a fim de acomodar sistemas de software;
• ter consciência humanística e de negócios, estimulando o trabalho em grupo, desenvolvendo habilidades de liderança, inovação e colaboração.

Estrutura Curricular

A Estrutura Curricular do Curso de Tecnologia em Sistemas para Internet do Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Serra, modalidade a Distância está organizada em seis períodos, de acordo com a identificação do Curso (item 2), em atendimento ao perfil do egresso delineado neste PPC (item 5).

matriz

 

A UnAC – Universidade Aberta Capixaba

O nosso curso de TSI é ofertado pelo Ifes Campus Serra com fomento da UnAC - Universidade Aberta Capixaba. A UnAC faz parte do Sistema UniversidadES, criada pelo Governo do Estado do Espírito Santo.

A Universidade Aberta Capixaba (UnAC) possui a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior e pós-graduação no Estado do Espírito Santo e funciona em formato híbrido, por meio de Ensino a Distância (EaD) e da utilização dos polos de apoio presenciais já existentes da Universidade Aberta Brasil (UAB).

A UnAC foi implantada em regime de colaboração com instituições de ensino já existentes, como o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

Nós, Ifes Campus Serra, fomos incumbidos dessa grande missão: formar profissionais a nível de graduação nos 4 cantos do nosso estado. Esperamos que você se torne um grande profissional da área da computação!

registrado em:
Fim do conteúdo da página