Página inicial > Geral > Geral > Procedimento para solicitação de Aproveitamento de Disciplinas, via sistemas de chamados
Publicado: Terça, 20 de Setembro de 2022, 09h31 | Última atualização em Terça, 20 de Setembro de 2022, 09h44

Passo 1: Acessar o site do sistemas de chamados da Coordenadoria de Registros Acadêmicos(CRA), pelo endereço: https://suporte.ifes.edu.br/ensino/ e inserir o número de matrícula e senha.

Passo 2: Clicar no menu “Assistência”, selecionar “criar chamado” e preencher os campos, conforme seguem abaixo:

- Tipo: “Requisição”
- Categoria: “Solicitação de aproveitamento de conhecimentos e estudos anteriores”
- Título: Solicitação de aproveitamento de estudos – Curso X

Passo 3: Preencher o campo “Descrição”, conforme modelo abaixo:

Matrícula: (inserir a matrícula do aluno)
Nome completo(sem abreviaturas): (inserir o nome do aluno)
Curso: (inserir o nome do Curso do aluno)
Descrição: Descrever a relação das disciplinas que deseja solicitar aproveitamento, informando o período da matriz do curso em que ela é ofertada. Deve informar o nome da disciplina cursada anteriormente e a carga horária que equivale à disciplina que deseja aproveitar.
Exemplo: “Cálculo I” (1ª período), equivalente à disciplina cursada “Cálculo Inicial ( 60h)”

Passo 4: Anexar os documentos para análise da coordenação, em arquivo único, nomeado com nome do aluno e curso:
- Histórico de conclusão frente e verso, devidamente assinado;
- Ementa(s) da(s) disciplina(s).

Passo 5: Clicar em “enviar mensagem/salvar”
Passo 6: Fazer o acompanhamento do chamado pela aba “processando chamado”

Importante:
- A solicitação de “Aproveitamento de estudos” deve ser realizada conforme prazo definido em calendário acadêmico do curso.
- Os documentos a serem anexados devem estar legíveis.