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Publicado: Sexta, 12 de Mai de 2023, 14h21 | Última atualização em Sexta, 19 de Mai de 2023, 09h05

GESTÃO DE RISCOS DA CONTRATAÇÃO

Deve ser preenchido no Sistema ComprasGov, no módulo Gestão de Riscos.

Documento necessário apenas para contratações de serviços em que seja celebrado contrato (IN SG/MPDG nº 05/2017, ratificada pela IN SEGES/ME nº 98/2022), podendo ser dispensado, à critério da Administração, para contratações de baixa complexidade e valor.

Deverá “ser elaborado conjuntamente por servidores da área técnica e requisitante ou, quando houver, pela equipe de planejamento da contratação” (Art. 8º da IN CGNOR/ME nº 81/2022).

Passo a passo para elaboração do Mapa de riscos:

1. Identifique os riscos que podem ocorrer nessa contratação, desde a fase de planejamento até o momento da gestão contratual, que venham a ter impacto negativo no alcance dos objetivos/resultados.


a) A identificação dos riscos deve seguir os seguintes passos:
a.1) identificar com clareza o(s) objetivo(s)/resultado(s);
a.2) listar, para cada objetivo/resultado, os eventos que possam vir a ter impacto negativo no alcance do objetivo/resultado;
a.3) descrever como cada risco impacta o objetivo/resultado a ele associado.

b) São dicas que facilitam a identificação dos riscos:
b.1) responder à seguinte pergunta-chave: o que pode atrapalhar o alcance do objetivo/resultado?
b.2) considerar os fatores de sucesso para a consecução dos objetivos (qualquer evento que afete o fator de sucesso potencialmente afeta o objetivo/resultado);
b.3) considerar as principais fontes de riscos: infraestrutura, pessoal, processos e tecnologia.

c) Para cada risco detectado, deverá ser descrito:
c.1) qual (is) impacto (s) deste risco na contratação,
c.2) quais ações serão implementadas com o objetivo de evitar ou mitigar a ocorrência do risco;
c.3) quais ações de contingência, ou seja, ações que serão implementadas quando as ações preventivas não forem efetivas e o impacto previsto se materializar.

2. Após feito o mapeamento dos riscos, é hora de inserir as informações no sistema:
2.1 Acesse https://www.gov.br/compras/pt-br > no canto superior direito, clique em “Acesso ao Sistema” > entre com seu CPF e senha > acesse o ícone de usuário no canto superior direito da tela de abertura do sistema, selecionando “Gestão de Riscos”; 

2.2 Clique no botão +Criar;

2.3 No campo “2. Riscos da contratação”, para cada risco criado, defina: a probabilidade de ocorrência dos eventos, os possíveis danos potenciais, as possíveis ações preventivas e contingências, bem como a identificação dos responsáveis por cada ação.

2.4 Finalizados os lançamentos, clique em “Concluir MR” no canto superior direito e o Mapa de Riscos, e baixe o PDF do Mapa de riscos completo para inseri-lo no processo. 

3. Caso não tenha cadastro ou tenha problemas no acesso ao sistema, siga as orientações disponíveis AQUI 
Em caso de dúvidas, consulte informações complementares no Manual de Gestão de Risco do TCU. As orientações acima foram extraídas deste Manual.

Continue seguindo o fluxo processual disponível AQUI 

 

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