Página inicial > Notícias > Trabalho de alunos do Mestrado em Engenharia de Controle e Automação ganha prêmio de melhor artigo do ERI-GO 2016

Publicado: Quarta, 23 de Novembro de 2016, 10h01 | Última atualização em Quarta, 23 de Novembro de 2016, 10h01

Os alunos do Mestrado em Engenharia de Controle e Automação Ding Yih An e Warley Rocha Mendes, juntamente com os professores do Mestrado Luiz Alberto Pinto e Karin Satie Komati, e o professor do curso de Sistemas de Informação Sérgio Nery Simões ganharam o prêmio de melhor artigo com o trabalho intitulado “Um Estudo de Caso para a Segmentação de Falanges em Radiografias Carpais”, na Escola Regional de Informática.

No método utilizado, inicialmente as imagens radiográficas das mãos foram segmentadas em cinco subimagens dos dedos. Em seguida, a partir das subimagens da fase anterior, os perfis laterais das estruturas ósseas dos dedos foram mapeados, e as falanges proximais, médias e distais foram segmentadas. A avaliação do desempenho utilizou as 58 imagens de Raios-x digitalizadas do atlas de Greulich & Pyle, e se baseou na análise das métricas Precisão, Exatidão e Erro. Os valores médios obtidos, respectivamente, 97,83%, 98,20% e 1,80%, mostram que o método proposto pode ser uma alternativa viável para a segmentação de falanges.

Outro trabalho aprovado e apresentado foi "Segmentação e Identificação Automática de Placas de Aço". Este artigo apresenta uma proposta de um sistema de localização de texto e segmentação de caracteres em imagens para rastrear placas de aço na indústria siderúrgica. Os dados de entrada são imagens de placas em uma mesa de rolos em diferentes condições de iluminação. Uma vez que existem várias representações de cores em imagens digitais, cada uma com diferentes características devido à variância de iluminação, neste trabalho dois espaços de cores são comparados: HSV e L*a*b*. Os resultados experimentais mostram que os algoritmos propostos são confiáveis e segmentações baseadas no espaço L*a*b* apresentam maior precisão do que os resultados do espaço de cores HSV. Os autores são os alunos do Mestrado em Engenharia de Controle e Automação do Campus Serra Rogério E. de Jesus e Warley R. Mendes, juntamente com os professores do Mestrado Karin S. Komati e Daniel S. Cavalieri.

A Escola Regional de Informática – ERI é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) em todas as regiões do Brasil, visando principalmente disseminar tecnologias da informação. A 4ª Edição da Escola Regional de Informática de Goiás (ERI-GO 2016) é um evento promovido pela UFG, IFGoiano e IFG, um evento de cunho científico e acadêmico. Neste ano, o evento foi no Campus Samambaia da Universidade Federal de Goiás, no dia 19 de novembro. Mais informações, acesse http://erigo.sbc.org.br/

O ERI-GO 2016 foi realizado em conjunto com o Fórum Goiano de Software Livre (FGSL), no qual o professor do Campus Serra, Gilberto Sudré, ministrou a palestra "Perícia Computacional Forense: Desvendando Crimes Cibernéticos".