Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Estágios e Relações Institucionais
Início do conteúdo da página

Estágios e Relações Institucionais - REC

Nesta página você encontrará informações necessárias ao estágio para os alunos do Campus Serra e empresas contratantes.

A Coordenadoria de Relações Institucionais e Extensão Comunitária (REC) é responsável por orientar e acompanhar o estudante na realização do estágio profissional.

As solicitações realizadas pelos estudantes e servidores do Campus ao setor devem ser registradas em nosso sistema de chamados: https://helpdesk.serra.ifes.edu.br/.

Se você é uma de nossas empresas parceiras ou comunidade externa, nosso contato continua por e-mail estagio.sr@ifes.edu.br ou por Telefone +55 27 3182-9261.

Atenção! A REC (Estágio) informa que o prazo de atendimento para formalização de estágio é de 7 (sete) dias úteis a contar do envio dos documentos preenchidos e assinados corretamente para a REC. Clique aqui e confira os prazos de atendimento por tipo de solicitação.

Botão pesquisa satisfação

Coordenador: Adelson Pereira do Nascimento
Telefone: (27) 3182-9261
E-mail: estagio.sr@ifes.edu.br
Coordenadoria de Relações Institucionais e Extensão Comunitária (REC) atualizou e disponibilizou os formulários de documentos de Estágio em PDF editável para formalização, acompanhamento e encerramento de estágio, assim como mudança de tipo de estágio e equiparação de atividades profissionais ao estágio obrigatório.
Esses formulários de documentos de estágio são padronizados no Ifes e sua elaboração foi realizada pelo Fórum de Integração Escola-Empresa-Comunidade (FIEC), órgão de natureza consultiva e normativa do Ifes.
Tipo de formulários:
 Disponibilizamos modelos de formulários no padrão do Ifes. Porém serão aceitos formulários utilizados pelos agentes de integração ou empresas, desde que possuam informações previstas e exigidas em Lei.
Prazo: 
Os documentos obrigatórios para formalização do estágio devem ser enviados devidamente preenchidos e assinados à REC e terão o prazo de no MÍNIMO 7 DIAS ÚTEIS para devolução com as assinaturas solicitadas.
Forma:
 Todo o trâmite dos documentos de estágio será realizado de forma virtual via sistema de chamados (https://helpdesk.serra.ifes.edu.br/).
Os representantes do Ifes são os últimos a assinarem os documentos. As assinaturas nos documentos PODERÃO ser realizadas por meio de sistema digital de assinaturas do Ifes (SIPAC). Se houver interesse de empresa e aluno em assinarem os documentos de forma digital no sistema do Ifes, informar no momento do envio para a REC.
Solicitamos enviar os documentos de estágio:
- Preenchidos de forma correta;
- Serão aceitos somente documentos escaneados e em PDF! Os arquivos devem ter no máximo 10MB. São documentos comprobatórios, então, precisam ter nitidez e ótimo enquadramento. Não serão aceitas fotos e arquivos em JPEG, Doc, DOCX e afins. Somente PDF.- Com assinaturas e carimbos (exceto em caso de assinatura digital);
- Cada documento completo em arquivo ÚNICO com o nome do aluno e matrícula.Exemplo: Plano-de-estágio-Maria-Fernanda-Soeiro-20142BSI2230;
- Não enviar páginas escaneadas do documento separadamente, fora da ordem que estão no formulário ou faltando páginas;
- Os documentos enviados fora dessa regra serão devolvidos para acerto, o que atrasará o processo de estágio.
Os Estágios Supervisionados Curriculares Obrigatórios e Não Obrigatórios serão realizados nos campos de estágio que possuam convênio ou outro instrumento jurídico congênere com o Campus Serra, ou com agentes de integração conveniados com o Campus Serra.
Empresas, órgãos públicos, profissionais liberais, agentes de integração podem celebrar um convênio com o Instituto, por meio do qual se estabelecem as regras, condições, e os direitos e deveres que regularão a oferta de campo de estágio para estudantes dos cursos ofertados pelo Campus.
Confira a seguir como estabelecer um convênio com o Campus Serra do Ifes!
d) Termo de Convênio (Empresa): deverá ser preenchido caso a empresa ainda não possua convênio conosco. Se houver Agente de Integração (que faz a mediação do estágio entre o aluno e a empresa) com o convênio com o Ifes, não é necessário que a Empresa também tenha.
Antes de iniciar um estágio, o aluno deve solicitar à Coordenadoria de Relações Institucionais e Extensão Comunitária (REC):
     • Análise de Aptidão para o Estágio (evita que a documentação de estágio seja preenchida e enviada para a REC e o aluno não possa iniciar o estágio);
     • Carta de Encaminhamento ao Estágio (se a empresa exigir).
Se o aluno não estiver apto para iniciar o estágio, poderá enviar uma solicitação de análise de sua situação ao colegiado do curso, apresentando uma justificativa de sua necessidade de iniciar o estágio no momento.
Para isso, enviar o Requerimento e o Plano de Estágio. Se sua solicitação for DEFERIDA, poderá encaminhar os documentos de estágio normalmente para a REC.
Requerimento para solicitação de análise do Colegiado de Curso de Graduação
Requerimento para solicitação de análise do Coordenador do Curso Técnico
O estudante deve enviar para a REC os documentos a seguir, devidamente preenchidos e assinados, no prazo 7 DIAS ÚTEIS ANTES da data do início do estágio.
1. Termo de Compromisso de Estágio (Contrato): contém todas as condições do estágio, direitos e deveres: da Empresa (Concedente do Estágio), do Agente de Integração de Estágio (Mediador do estágio entre aluno/empresa, se houver), da Instituição de Ensino (Ifes) e do estagiário. O Termo de Compromisso só será assinado pelo Ifes após a aprovação do Plano de Estágio pelo Coordenador ou Professor Orientador de Estágio (que tem 5 dias úteis para isso).
A02 - TERMO DE COMPROMISSO
2. Plano de Estágio: apresenta as atividades que serão desenvolvidas pelo estagiário, será analisado pelo Coordenador do curso/pelo Professor Orientador de Estágio.
A03-PLANO DE ESTÁGIO
3. Apólice de Seguro de Vida do estagiário: A Apólice de Seguro de Vida em nome do estagiário é obrigatória para o estágio “Não Obrigatório”. No Estágio “Obrigatório”, se a empresa não custear o Seguro, o Ifes poderá o Ifes poderá assumir esse ônus. Não há formulário, cada seguradora tem um tipo, que pode ser individual ou coletivo. Enviar a cópia para a REC por e-mail. Caso a Apólice de Seguro não fique pronta até o dia da assinatura do contrato, deverá ser enviado para a REC um protocolo ou solicitação do Seguro para a Seguradora. Posteriormente deverá ser enviada a cópia da Apólice, quando então, o estágio será incluído no Sistema Acadêmico do Ifes.
4. Termo de Convênio (Empresa): deverá ser preenchido caso a empresa ainda não possua convênio conosco. Se houver Agente de Integração (que faz a mediação do estágio entre o aluno e a empresa) com o convênio com o Ifes, não é necessário que a Empresa também tenha. O agente de integração pode enviar modelo próprio para convênio com o Campus desde de que no documento conste as regras e procedimento previsto em legislação sobre o tema.
A04-TERMO DE CONVÊNIO PARA EMPRESA
O estágio obrigatório é inerente somente aos cursos superiores e é aquele definido como tal no projeto do curso, cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma. É importante destacar que, para realizá-lo, é necessário atender os requisitos previstos no PPC do curso.
Nos links abaixo você tem informações relativas a todos os procedimentos de estágio obrigatório. Veja!
► Como iniciar um Estágio Obrigatório? Confira no item Documentos para formalização do estágio!
► Como alterar o seu Estágio Não-Obrigatório para obrigatório?
► Como rescindir o seu Estágio Obrigatório? Clique e veja!
► Como solicitar o certificado do seu Estágio Obrigatório? Confira no item Certificado e declarações e Nada Consta!
Acompanhamento de estágio - Relatório Periódico
Finalização de Estágio: Relatório Final - somente para o Estágio obrigatório
Equiparação ou Aproveitamento de Atividades Profissionais ao Estágio Obrigatório
Equiparação ou Aproveitamento de Atividades de Extensão, Iniciação Científica e Monitoria ao Estágio Obrigatório
Renovação e alterações contratuais
O estágio não-obrigatório é a atividade de natureza prático-pedagógica a ser desenvolvida pelo estudante, previsto no Projeto Pedagógico de Curso de graduação em que estiver matriculado, sendo compatível com suas atividades acadêmicas, que contemple o ensino e a aprendizagem.
Esse tipo de estágio exige que o estagiário receba bolsa ou outra forma de contraprestação que venha a ser acordada, bem como o auxílio-transporte, por parte da instituição contratante. O estudante deve ficar atento a essa condição, e às regras específicas que o Colegiado pode estabelecer para que os estudantes do seu respectivo curso realizem um estágio não-obrigatório.
Nos links abaixo, você tem informações relativas a todos os procedimentos de estágio não-obrigatório. Veja!
► Como iniciar um Estágio Obrigatório? Confira no item Documentos para formalização do estágio!
► Como alterar o seu Estágio Não-Obrigatório para obrigatório?
► Como rescindir o seu Estágio Não-Obrigatório? Clique e veja!
► Como solicitar o certificado do seu Estágio Obrigatório? Confira no item Certificado e declarações e Nada Consta!
Acompanhamento de estágio - Relatório Periódico
Renovação e alterações contratuais
O estudante pode solicitar equiparação de atividades relacionadas ao curso para cumprimento da carga horária obrigatória de estágio. Confira a seguir:
► Equiparação ou Aproveitamento de Atividades Profissionais ao Estágio Obrigatório
► Equiparação ou Aproveitamento de Atividades de Extensão, Iniciação Científica e Monitoria ao Estágio Obrigatório
Apólice de Seguro de Vida do estagiário: A Apólice de Seguro de Vida em nome do estagiário é obrigatória para o estágio “Não Obrigatório”. No Estágio “Obrigatório”, se a empresa não custear o Seguro, o Ifes poderá assumir esse ônus. Não há formulário, cada seguradora tem um tipo, que pode ser individual ou coletivo. Enviar a cópia para a REC via sistema de chamados. Caso a Apólice de Seguro não fique pronta até o dia da assinatura do contrato, deverá ser enviado para a REC um protocolo ou solicitação do Seguro para a Seguradora. Posteriormente deverá ser enviada a cópia da Apólice, quando então, o estágio será incluído no Sistema Acadêmico do Ifes. Atenção! A vigência do seguro deve contemplar todo o período de realização do estágio.
Para solicitação de declarações, certificados e Nada Consta, basta registrar a solicitação em nosso sistema de chamados: https://helpdesk.serra.ifes.edu.br.
registrado em:
Fim do conteúdo da página