Página inicial > Notícias > Reitor do Ifes participa de reunião do GT-Docentes

Reitor do Ifes participa de reunião do GT-Docentes

Publicado: Segunda, 21 de Janeiro de 2013, 10h45 | Última atualização em Sexta, 26 de Mai de 2017, 13h31

Proposta de critérios para a concessão do Reconhecimento de Saberes e Competências - RSC e articulações para dar celeridade à publicação de regras para a progressão na carreira foram alguns resultados da reunião do grupo de trabalho - GT que discute a reestruturação das Carreiras do Magistério Superior - MS e do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - EBTT. O encontro foi realizado no dia 9 de janeiro, no Ministério da Educação - MEC, em Brasília. O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica - Conif foi representado pelo seu presidente, Denio Rebello Arantes, que também é reitor do Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes.

Os representantes do Ministério da Educação farão a revisão da proposta para o RSC e, em seguida, enviarão o documento às instituições participantes do grupo de trabalho para que realizem discussões internas. Com base nas considerações dos colegiados, o GT debaterá amplamente o tema para chegar a um encaminhamento. A próxima reunião está prevista para 30 de janeiro. Clique aqui para acessar as propostas e apresentar sugestões.

Por entender que a falta de critérios para a progressão na carreira do EBTT prejudicou o andamento de inúmeros processos, além de defender o interstício de 18 meses para todos os cargos, o grupo reforçou as estratégias políticas para agilizar a publicação das regulamentações pendentes.

O presidente do Conif recordou que, em reunião no dia 17 de dezembro de 2012, solicitou ao ministro da Educação, Aloizio Mercadante, celeridade na publicação dos critérios e procedimentos para a avaliação de desempenho acadêmico dos servidores da carreira do EBTT e para o cumprimento dos requisitos de capacitação e titulação. Na ocasião, Mercadante garantiu que a solicitação seria atendida com prioridade. A Portaria nº 18, de 10 de janeiro de 2013, que estabelece os critérios para progressão, foi publicada no Diário Oficial da União na última segunda-feira (14).

Durante a reunião do GT, o Proifes apresentou relatório que descreve 10 temas considerados inconclusos e de extrema importância, resultado dos debates realizados durante a primeira oficina de trabalho que discute o Plano de Cargos e Salários da carreira dos docentes do magistério federal, realizada em novembro de 2012. Para garantir a discussão aprofundada desses pontos, o grupo decidiu solicitar ao Ministério do Planejamento - MPOG a prorrogação do prazo de atividades – 60 dias prorrogáveis por mais 60 –, a contar de 18 de janeiro de 2013.

A reunião do GT teve a participação do Conif, do MEC, do Proifes e da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior - Andifes. O MPOG não enviou representante.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Conif.