Página inicial > Notícias > Quatro projetos do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes foram aprovados no edital de Inovação Tecnológica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo – Fapes. Ao todo, foram aprovados oito projetos. O resultado foi divulgado na segunda-feira

Publicado: Terça, 12 de Junho de 2012, 14h07 | Última atualização em Terça, 30 de Mai de 2017, 14h50

O primeiro lugar foi para o trabalho “Automação móvel de ensaios não destrutivos em ambientes periculosos e insalubres”, do professor Christian Mariani, do campus Vitória, em parceria com a InTechno, empresa residente da Incubadora do Ifes. O invento é um robô que faz quatro tipos de ensaios não-destrutivos de forma automática. O trabalho é feito por videomonitoramento em ambientes inacessíveis, como locais com temperatura elevada, tanques com gases nocivos, tubulações com baixa luminosidade, dentre outros, de forma segura e remota.

O segundo lugar foi para o projeto “Aplicabilidade do resíduo de curtume na agricultura”, do professor Sávio da Silva Berilli, do campus Itapina. O trabalho foi proposto pela empresa Capixaba Couros, da indústria de processamento de couros bovinos, para solucionar um problema ambiental dos rejeitos do curtume – lodos sólidos e líquidos –, que possui o metal pesado cromo, indesejado para a indústria. Para que esses rejeitos sejam aproveitados de forma adequada, experimentos devem ser realizados analisando os efeitos decorrentes da aplicação dos lodos na agricultura. O potencial de seu uso possibilitará a redução de custos na compra de adubos químicos e solucionará um problema da empresa, que aloca seus resíduos em lixões, visto que não há uma legislação estadual direcionada para utilização desses resíduos. Este pode ser, inclusive, um ponto de partida para a criação de uma norma técnica para o uso desses tipos de resíduos industriais.

No quinto lugar, ficou o trabalho “Desenvolvimento de infraestrutura de medição
automatizada de energia elétrica utilizando rede de comunicação de dados sem fio”, de autoria do professor Renato Tannure, do campus Serra, em parceira com a Zaruc, outra empresa residente da Incubadora do Ifes. O projeto faz medição automatizada de energia, utilizando comunicação sem fio para operacionalizar como uma rede sem fio em malha. Isso permite que haja uma comunicação que atenda a um público maior e com mais confiabilidade.

E, no sétimo lugar, ficou o projeto “PwC – PriceWEBCrawler”, do professor Jefferson Oliveira Andrade, do campus Serra. O trabalho consiste no desenvolvimento de um sistema web que faça pesquisa dinâmica para acompanhamento de preços de produtos que estejam à venda na internet. O projeto foi desenvolvido em parceria com a empresa GlobalB2C.