Página inicial > Notícias > PRPPG e Proex oferecem suporte no desenvolvimento de projetos para a Chamada nº 17/2014

Publicado: Terça, 16 de Setembro de 2014, 17h42 | Última atualização em Terça, 16 de Setembro de 2014, 17h42

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) e a Pró-Reitoria de Extensão do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) estão oferecendo auxílio para os servidores da instituição que estejam interessados em submeter projetos na Chamada nº 17/2014. A chamada, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), oferece um total de R$ 40 milhões para os institutos federais.

Segundo o pró-reitor Márcio Có, a equipe da PRPPG pode auxiliar na elaboração do projeto, na captação de parceiros e na solução de dúvidas. “Podemos inclusive ir com o proponente à empresa que ele gostaria de ter como parceira e auxiliar na conversa, caso seja necessário”, destacou. As solicitações e perguntas podem ser enviadas para o e-mail fomentoexterno@ifes.edu.br ou feitas pelo telefone (27) 3357-7538. A equipe da Proex também oferece suporte para os trabalhos na linha de extensão tecnológica.

Além disso, foi colocado um banner no site do Ifes. Ao clicar nele, o internauta terá acesso à chamada, às notícias do Ifes referentes a ela e aos contatos para solicitações.

Márcio e o reitor do Ifes, Denio Arantes, destacam que é de extrema importância a participação do Instituto nessa chamada, tanto para captar recursos para projetos locais quanto para se posicionar em relação ao edital futuro de polos de inovação, que tem previsão de ser divulgado em breve pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e Ministério da Educação (MEC).

“O volume de projetos apresentados e aprovados na Chamada nº 17/2014 vai retratar a nossa capacidade de captar parcerias e recursos, além de mostrar uma multiplicidade de iniciativas. Isso vai contar na hora da seleção para sediar um polo de inovação, que é algo que desejamos”, explicou o reitor.

O diretor de Pesquisa, André Assis Pires, lembra que um dos diferenciais da chamada é explicitar que poderá ser prevista bolsa para o coordenador do projeto, um incentivo a mais para os pesquisadores.

Linhas
A Chamada nº 17/2014 tem o objetivo de selecionar propostas que estimulem a pesquisa, o desenvolvimento, a inovação e a extensão tecnológica, bem como a participação de estudantes em competições de conhecimentos técnicos e competências. As inscrições podem ser feitas até o dia 23 de outubro, por qualquer servidor com vínculo efetivo com os institutos federais.

São quatro linhas. A Linha 1 é voltada para projetos cooperados entre institutos federais e instituições parceiras demandantes, com foco em pesquisa aplicada, desenvolvimento e inovação (PD&I), visando à solução de problemas reais do setor produtivo. São três faixas de financiamento: projetos de até R$ 100 mil; projetos de R$ 100.000,01 a R$ 300 mil; e projetos acima de R$ 300.000,01.

A Linha 2, de extensão tecnológica, contemplará projetos cooperados que visem à promoção da melhoria contínua e o aumento da competitividade das empresas, associações ou cooperativas. As faixas de financiamento são: até R$ 70 mil e de R$ 70.000,01 a 100 mil. A terceira linha é destinada a projetos que visem preparar alunos dos institutos para participar em competições de abrangência regional, nacional e internacional, tais como Olimpíadas do Conhecimento, OBAP, entre outras.

Já a Linha 4 financiará projetos cooperados elaborados e executados por professores com o envolvimento obrigatório de alunos de cursos técnicos com foco na solução de problemas reais, com natureza institucional, empresarial ou comunitária. Para a terceira e quarta linhas, os projetos deverão ter valor de até R$ 55 mil.

Acesse a chamada nº 17/2014.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Reitoria