Página inicial > Notícias > Projeto de pesquisa do Campus Serra é destaque no Jornal do Campo

Projeto de pesquisa do Campus Serra é destaque no Jornal do Campo

Publicado: Segunda, 14 de Fevereiro de 2022, 14h02 | Última atualização em Segunda, 14 de Fevereiro de 2022, 14h22

O projeto tem como objetivo determinar a qualidade produtiva da pimenta rosa, fruto da Aroeira.

O projeto intitulado "Pink Pepper Qualifier: Determinação da qualidade produtiva dos frutos da Aroeira (Schinus terebinthifolius Raddi) usando Inteligência Computacional", foi destaque no Jornal do Campo neste último domingo (13). O projeto é uma parceria entre os Campi Serra, Itapina, Vila Velha e Incaper e tem como objetivo determinar a qualidade produtiva da pimenta rosa, fruto da Aroeira.

O projeto é relevante devido o estado do Espírito Santo ser o maior produtor de pimenta rosa do mundo, com plantações presentes em 17 municípios litorâneos, totalizando cerca de 2500 toneladas anuais, em cerca de 1400 hectares, a qual envolve mais de 1200 famílias, tanto no cultivo, como no beneficiamento do fruto. Também é importante para a economia capixaba, em razão de seu potencial inovador, que permitirá um maior controle em termos de direcionamento comercial do fruto; pelo tamanho do seu mercado a nível estadual, nacional e internacional e pelo seu impacto transformador social aos entes da sua cadeia produtiva e beneficiadora.

Em termos técnicos, o projeto usará redes neurais profundas treinadas como classificadores a partir de dados obtidos in loco de plantio, por meio de sobrevoo por drones, coleta de imagens NIR, coleta de amostras de frutos e folhas de regiões de interesse (ROIs) (geradas via segmentação semântica de imagens e cálculo de índices de vegetação), uso de dados multiespectrais (obtidos via espectrometria de laboratório) e de parâmetros biofísicos da folha e do fruto (obtidos via espectrometria de campo) para discriminar níveis de qualidade e maturidade da pimenta rosa.

Confira a matéria completa no link a seguir: https://globoplay.globo.com/v/10296008/.

Os pesquisadores envolvidos no projeto são:

Fidelis Zanetti de Castro (Coordenador) - Matemático - Campus Serra;

Adilson Ribeiro Prado - Químico - Campus Serra;

Carlos Lins Borges Azevedo - Cientista de Computação - Campus Serra;

Daniel Cruz Cavalieri - Engenheiro Elétrico - Campus Serra;

Fabiano Borges Ruy - Cientista de Computação - Campus Serra;

Moisés Savedra Omena - Bacharel em Sistemas de Informação - Campus Serra;

Evandro Chaves de Oliveira – Agrônomo - Campus Itapina;

Fabiana Gomes Ruas - Bióloga - Coordenadora de recursos naturais do Incaper.

Os alunos envolvidos no projeto são:

Caio Castello Grandi Ribeiro - Curso Técnico em Mecatrônica integrado ao Ensino Médio - Campus Serra;

Nathan Titonelli Leonardo - Técnico em Mecatrônica integrado ao Ensino Médio - Campus Serra;

Caicke Carvalho Pinheiro - Bacharelado em Sistemas de Informação - Campus Serra;

Eduarda Rodrigues Simões - Bacharelado em Sistemas de Informação - Campus Serra;

Eduardo Alves Figueiredo - Bacharelado em Sistemas de Informação - Campus Serra;

Manoel Rodrigues Loureiro - Bacharelado em Sistemas de Informação, Campus Serra;

Mayke Willans Christo Pereira - Bacharelado em Sistemas de Informação - Campus Serra;

Thaís de Souza - Bacharelado em Sistemas de Informação - Campus Serra;

Rafael Jaske Caetano de Almeida - Engenharia Agronômica - Campus Itapina;

Inaê Santos Gonçalves - Bacharelado em Química Industrial - Campus Vila Velha;

Priscila Chaves Monte Verde - Bacharelado em Química Industrial - Campus Vila Velha.

O projeto também fez parte da revista Conexão Safra em 2021, clique aqui e confira.