Página inicial > Notícias > Projeto de Iniciação Cientifica Junior do campus Serra é apresentado em Seminário de Avaliação da FAPES

Publicado: Sexta, 30 de Novembro de 2012, 17h37 | Última atualização em Sexta, 26 de Mai de 2017, 15h37

O projeto de Iniciação Cientifica Junior do campus Serra, selecionado para a 9ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, foi apresentado hoje (30) durante o Seminário de Avaliação da Fundação de Amparo e Pesquisa do ES. Com o tema “Matrizes Energéticas”, o projeto propõe a discussão do conceito de geração de energia elétrica a partir de cinco tipos diferentes de fontes geradoras: a hidroelétrica, a termoelétrica, a eólica, a solar fotovoltaica e a solar heliotérmica. A pesquisa foi elabora por um grupo de alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Arnulpho Mattos, sob orientação do professor de automação do campus Serra, Giovani Zanetti Neto.

A pesquisa foi contemplada no edital de Iniciação Cientifica Junior, da FAPES, em 2011, e foi elaborado por meio de uma parceria entre o Grupo de Energias Renováveis em Automação – GERA do Campus Serra e o Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática – EDUCIMAT do Ifes.

"A implementação do trabalho se deu através da confecção de uma maquete artística para demonstrar as diferentes formas de geração de energia, e de uma maquete mais técnica, que simula um sistema de energia solar fotovoltaica e que possui painel solar, baterias e dispositivos eletrônicos de controle. A intenção da maquete artística foi trabalhar os conceitos do projeto de forma didática e lúdica, permitindo que estudantes de qualquer idade pudessem interagir com a temática do projeto. A maquete técnica tem o objetivo de demonstrar uma aplicação pratica, com caráter mais técnico, de um sistema de energia renovável", explicou Giovani Zanetti.

O Seminário tem por objetivo apresentar aos participantes dos demais projetos e à coordenação da FAPES os objetivos, o desenvolvimento e os resultados alcançados no projeto.