Página inicial > Notícias > Projeto da Incubadora do Campus Serra do Ifes é aprovado em 1º lugar em edital FAPES

Publicado: Quinta, 10 de Novembro de 2016, 10h24 | Última atualização em Sexta, 18 de Novembro de 2016, 08h56

A Diretoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão tem a satisfação de anunciar que o projeto “CANNVAS – Iebt” – Projeto de Captação de Novos Negócios para Viabilização, Ampliação e Sucesso de Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica - do Campus Serra ficou em primeiro lugar no Nível II do Edital FAPES n° 07/2016 – Apoio a Incubadoras. Já no nível I, dos outros 6 projetos aprovados, 4 foram do Ifes.

O projeto “CANNVAS – Ietb” foi proposto pelo Coordenador de Extensão, Prof. Emmanuel Marques Silva e pela Coordenadora de Pesquisa, Profª. Karin Satie Komati, que foram imprescindíveis para reconhecer e aproveitar a oportunidade oferecida, elaborando um excelente projeto que garantiu a aprovação ao Núcleo Incubador do Campus Serra.

Com a aprovação deste projeto do Núcleo Incubador (NIS) do Campus Serra será possível aumentar a captação de novos negócios de base tecnológica com elevado potencial inovador por meio de processos de pré-incubação e incubação de empreendimentos, atuando na sensibilização, capacitação e amadurecimento de competências empreendedoras da comunidade. Estes processos possibilitarão alavancar empreendimentos com alto potencial para incubação e geração de registros de propriedade intelectual, consolidando o NIS Campus Serra como um núcleo de referência na criação e desenvolvimento de empresas de base tecnológica, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do Espírito Santo.

Isto só foi possível porque pela primeira vez o Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo, autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), lançou chamada pública com vistas à implantação e/ou manutenção e expansão da capacidade das incubadoras de Empresas de Base Tecnológica (EBT) sediadas no Espírito Santo. Considera-se uma EBT aquela que possua qualquer tipo de tecnologia no seu processo/produto, ou ainda alguma inovação tecnológica no âmbito regional de sua atuação.

Os principais objetivos são de promover o aumento das atividades de inovação, estimular o empreendedorismo, aumentar o número de incubadoras de EBTs e o desenvolvimento econômico e social do Espírito Santo.

Para o diretor técnico-científico e de Inovação da Fapes, Rodrigo Ribeiro Rodrigues, a ação inédita do Governo do Estado é importante porque as Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica são uma excelente oportunidade de “interface entre o conhecimento gerado na academia, o setor produtivo e a sociedade em geral, reunindo acadêmicos discentes (alunos) expoentes, criativos e com muita vontade de contribuir e fazer algo diferente e inovador, materializando suas experiências em patentes e negócios em escala”. As Incubadoras têm melhores condições de estimular a “imaginação, o planejamento e a execução de projetos de sucesso. As Incubadoras são o primeiro passo”, ressaltou Rodrigues.

O nível II do edital é voltado à Manutenção da Incubadora e sua expansão da capacidade de incubação.
Confira o edital em: https://fapes.es.gov.br/Media/fapes/Importacao/Arquivos/Edital_FAPES_07-2016_Incubadoras_30maio2016.pdf

Confira o resultado em: https://fapes.es.gov.br/Media/fapes/Importacao/Arquivos/EditaisResultados/RESULTADO%20EDITAL%20INCUBADORAS_DIREX_03%2011%2016%20-%20FINAL.pdf