Página inicial > Notícias > Programa de apoio a empreendimentos culturais do Ifes é aprovado pelo MEC

Programa de apoio a empreendimentos culturais do Ifes é aprovado pelo MEC

Publicado: Segunda, 17 de Setembro de 2012, 14h43 | Última atualização em Terça, 30 de Mai de 2017, 12h30

O Programa de Apoio a Empreendimentos Culturais Incubados no Instituto Federal do Espírito Santo foi aprovado no Edital nº 02-Proext – Programa de Extensão Universitária 2013 MEC-Sesu. O programa será executado no ano de 2013, com dez alunos bolsistas de extensão e coordenado pelo professor Eglair Carvalho, coordenador de Programas de Cultura da Diretoria de Relações Empresariais e Extensão Comunitária – Direc, da Pró-Reitoria de Extensão do Ifes – Proex. A elaboração e a submissão do programa foi coordenada pela Direc.

O programa apoiará duas empresas da Incubadora Cultural do Ifes, no campus Serra. A Instituição Experimental de Cultura Terceira Margem viabilizará ações de promoção e difusão cultural e desenvolverá o jogo cognitivo “Gincana Palavra Viva”. A empresa Estúdio Gaba apropriará elementos da ciência da computação pelo campo da arte e desenvolverá produção de conteúdo 3D, principalmente em projeção mapeada, que consiste na captura em 3D de desenhos arquitetônicos de patrimônios históricos. Estão envolvidos estudantes dos cursos superiores em Sistema de Informações, do campus Serra, e Licenciatura em Letras, do campus Vitória.

Inicialmente, os bolsistas receberão Formação Inicial e Continuada em Produção Cultural, distribuída em quatro módulos: Cultura e Sociedade; Marketing Cultural e Produção Executiva em Ações Culturais; Políticas Públicas, Legislação e Captação de Recursos; e Fundamentos Metodológicos e Gestão de Projetos Culturais. Em seguida, eles se organizarão em Grupos de Estudo para compreender as temáticas que envolvem o Programa, a realidade das empresas selecionadas e o aprofundamento técnico necessário à formação de Grupos de Trabalho encarregados de elaborar propostas de intervenção nas empresas, nos produtos e no próprio Programa.

Nessa etapa, a comunidade externa será integrada às ações por meio dos testes do produto “Gincana Palavra Viva” em duas escolas inseridas em áreas de vulnerabilidade social, no entorno dos campi Serra e Vitória, e de testes de Projeções Mapeadas em comunidades com pouco acesso a serviços culturais. Paralelamente, serão realizados avaliação, controle e divulgação do Programa por meio de controle de frequência e verificação de eficiência, fichas de avaliação e relatórios, além da criação do Seminário Anual de Economia Criativa, de um artigo científico que relate os resultados anuais do Programa e uma revista sobre Economia Criativa no Espírito Santo.

A equipe do programa será composta por 11 profissionais e os dez bolsistas, que serão selecionados por meio de edital no campus do curso.