Página inicial > Notícias > Professores do campus Serra tem projeto aprovado no edital nº 07/2014 UNIVERSAL - Projeto Integrado de Pesquisa da Fapes

Publicado: Segunda, 15 de Junho de 2015, 12h49 | Última atualização em Segunda, 15 de Junho de 2015, 12h49

Os professores do campus Serra Daniel Cruz Cavalieri, Flávio Garcia Pereira, Felipe Nascimento, Karin Satie Komati, Kelly Assis de Souza Gazolli e Adilson Ribeiro Prado, tiveram seu projeto aprovado no edital nº 07/2014 UNIVERSAL - Projeto Integrado de Pesquisa da Fapes, pertencente à área do conhecimento Engenharias.

O projeto intitulado “Controle de Veículo Aéreo Não Tripulado para Mapeamento de Plantações de Café", é uma pesquisa que visa o desenvolvimento de um sistema de controle de um Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) para trabalhar no mapeamento de plantações de café. Neste contexto, a utilização de robôs e de veículos autônomos tem papel-chave no desenvolvimento da cafeicultura de precisão, subárea de pesquisa dentro da agricultura de precisão, que visa o aumento da eficiência e da produtividade do setor especificado. O desenvolvimento deste tipo de prática agrícola pode trazer grande impacto ao Brasil, país que é grande produtor de várias culturas, como o café.

Além dos professores do campus Serra também participam do projeto, o professor do campus Itapina, André Assis Pires, o professor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Patrick Marques Ciarelli, e o professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Alexandre Santos Brandão. O coordenador do projeto é o professor Daniel Cruz Cavalieri do campus Serra.