Página inicial > Notícias > Professora do Campus Serra lança livro e doará exemplares à instituição

Professora do Campus Serra lança livro e doará exemplares à instituição

Publicado: Quarta, 24 de Novembro de 2021, 17h05 | Última atualização em Quarta, 24 de Novembro de 2021, 17h08

A professora Nauvia Maria Cancelieri, uma das autoras do livro intitulado “Compêndio de Espécies de Rauvolfia” doará dois exemplares à biblioteca do Campus e também as outras bibliotecas do Ifes.

O livro é uma parceria com os professores Ivo José Curcino Vieira e Raimundo Braz Filho, da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) e do professor Antônio Flávio de Carvalho Alcântara, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Em 2020, o professor Raimundo Braz Filho, fez parte do grupo dos 100 mil cientistas mais influentes do mundo em um ranking elaborado por uma equipe da Universidade de Stanford (EUA).

Segundo a professora Náuvia, o livro servirá tanto como livro-texto para professores e alunos, quanto como um manual para pesquisadores do gênero Rauvolfia, apresentando informações químicas e biológicas, com várias referências que podem complementar o interesse de pesquisadores pelo gênero.

O livro também aborda sobre compostos químicos de plantas, como alcalóides, cafeína, morfina e etc. Além de falar da importância do nome científico e do estudo científico das plantas para comprovar ações farmacológicas.

livro compêndio