Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Professor do campus Serra ganha prêmio de Best Paper Award do ACM-SAC 2015
Início do conteúdo da página

Professor do campus Serra ganha prêmio de Best Paper Award do ACM-SAC 2015

Publicado: Sexta, 24 de Abril de 2015, 07h43 | Última atualização em Sexta, 24 de Abril de 2015, 07h43

O professor da Coordenadoria de Informática, Fabiano B. Ruy, sob a orientação dos Professores da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) Ricardo Falbo, Monalessa Barcellos e Giancarlo Guizzardi, teve seu artigo escolhido como o melhor do ACM-SAC 2015 na categoria IA e Agentes.

O artigo “Towards an Ontology Pattern Language for Harmonizing Software Process related ISO Standards” aborda como Ontologias de Organizações são úteis a diversos propósitos, e defende organizá-las como Linguagens de Padrões Ontológicos (OPLs), favorecendo sua reutilização. Apresenta, ainda, a versão inicial da Enterprise Ontology Pattern Language (E-OPL) e demonstra como foi utilizada para construir uma ontologia organizacional para o domínio específico de universidades.

A ACM-SAC é o Simpósio de Computação Aplicada promovido pela ACM e sua 30º edição foi realizada na cidade de Salamanca, Espanha, entre 13 e 17 de abril (http://www.acm.org/conferences/sac/sac2015/). A edição de 2015 contou com 1211 submissões de artigos, dos quais 291 foram selecionados. Dada a amplitude do evento, os trabalhos são organizados em trilhas divididas em 5 categorias (IA e Agentes, Sistemas Distribuídos, Sistemas de Informação, Desenvolvimento de Software, e Sistemas de Software e Segurança). Cada uma das categorias teve o seu melhor artigo premiado com o Best Paper Award da ACM (http://www.acm.org/conferences/sac/sac2015/Best-Paper-Winners.pdf).

fabiano

registrado em:
Fim do conteúdo da página