Página inicial > Notícias > Prêmio Jovem Cientista oferece total de R$ 800 mil para estudantes do ensino médio ao doutorado

Publicado: Segunda, 20 de Outubro de 2014, 15h20 | Última atualização em Segunda, 20 de Outubro de 2014, 15h20

Estudantes de mestrado, doutorado, graduação e ensino médio – além de mestres ou doutores já formados, com idade de até 40 anos – podem se inscrever na 28ª edição do Prêmio Jovem Cientista. Este ano, estão sendo aceitos trabalhos com o tema “Segurança Alimentar e Nutricional”, sendo que o prazo para se inscrever vai até as 18 horas do dia 19 de dezembro. A iniciativa é do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com apoio da Fundação Roberto Marinho e Gerdau.

Os prêmios da categoria Mestre e Doutor são de R$ 35 mil (1º lugar), R$ 25 mil (2º lugar) e R$ 18 mil (3º lugar). Nela podem concorrer estudantes de mestrado, mestres, estudantes de doutorado e doutores que tenham menos de 40 anos de idade, em 19 de dezembro.

Na categoria Ensino Superior, a premiação é de R$ 18 mil, R$ 15 mil e R$ 12 mil. Estão aptos a se candidatar estudantes que estejam frequentando cursos de graduação ou que tenham concluído a graduação entre 1º de dezembro de 2013 e 29 de agosto de 2014 e que tenham menos de 30 anos de idade, em 19 de dezembro.

No caso dessas duas categorias, os participantes poderão escolher desenvolver trabalhos em uma de 11 linhas de pesquisa definidas pelos organizadores. Entre elas, estão “A agricultura familiar para a segurança alimentar e nutricional regional e territorial”; “Novas tecnologias para produção de alimentos saudáveis e funcionais da biodiversidade brasileira”; “Desenvolvimento rural e sustentabilidade ambiental”; e “Biossegurança de organismos geneticamente modificados”.

Já os três primeiros colocados do Ensino Médio receberão notebooks (Macbooks Pro) de 13 polegadas. Para participar, os estudantes devem estar regularmente matriculados em escolas públicas ou privadas de ensino médio e profissional e tecnológico, e ter menos de 25 anos de idade, em 19 de dezembro de 2014. Os trabalhos submetidos deverão se enquadrar em um de cinco subtemas, que incluem “Produção sustentável de alimentos”, “Soluções para a desnutrição e obesidade” e “Inovações na conservação e aproveitamento integral dos alimentos”.

Nessas três categorias, haverá bolsas do CNPq para os três primeiros colocados. Além disso, no segmento Mérito Institucional, serão reconhecidas a instituição de ensino superior e a de ensino médio que tiverem o maior número de trabalhos qualificados. Elas receberão R$ 40 mil cada.

Webaulas

O site do Prêmio Jovem Cientista tem conteúdo especial para os estudantes do ensino médio. Estão disponíveis cinco webaulas, explorando o tema Segurança Alimentar e Nutricional. Os vídeos buscam correlacionar o conteúdo e as atividades propostas com as temáticas previstas no currículo do ensino médio. Existe ainda um Guia do Jovem Cientista, com dicas de como elaborar projetos.

Acesse o www.jovemcientista.cnpq.br para mais informações.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Reitoria