Página inicial > Notícias > Número de membros que serão eleitos para Colégios Eleitorais vai variar de acordo com o campus

Publicado: Terça, 18 de Março de 2014, 12h15 | Última atualização em Quinta, 18 de Mai de 2017, 11h15

No processo eleitoral para escolha dos novos membros do Conselho Superior do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes, marcado para ocorrer entre 31 de março e 9 de abril, nem todos os campi da instituição vão eleger o número total de representantes a que têm direito nos Colégios Eleitorais de docentes e técnicos administrativos.

É a partir dos Colégios Eleitorais – formados pela eleição, em cada campus, das chapas de professores, técnicos administrativos e estudantes – que são apontados os cinco membros efetivos e suplentes (de cada segmento) do Conselho Superior.

O número de chapas, por segmento, que podem ser eleitas em cada campus é estipulado de acordo com a quantidade de estudantes que o local possui. Para cada mil alunos do campus ou fração, será eleita uma chapa por segmento. Por exemplo, uma unidade que tenha 2.500 alunos elegerá três chapas de discentes, três de docentes e três de técnicos administrativos.

Uma vez eleitos, os Colégios Eleitorais permanecem válidos por diferentes períodos de tempo: o de professores e o de técnicos administrativos vale por quatro anos e o de estudantes vale por dois anos. Por esse motivo, há alguns campi que ainda têm membros em colégios de docentes e técnicos válidos e, dessa forma, não elegerão neste processo eleitoral a totalidade de chapas. Porém, todos os campi votarão em chapas de discentes.

Para a Reitoria do Instituto, ficou definido que será eleita uma chapa de servidores técnico-administrativos. As regras do processo eleitoral estão na Resolução do Conselho Superior nº 02/2014.

Confira aqui a lista com a quantidade de representantes que serão eleitos neste processo.

Veja o cronograma do processo eleitoral.

Acesse mais informações.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Reitoria