Página inicial > Notícias > Nova webconferência sobre capacitação na Finlândia está marcada para o dia 7

Nova webconferência sobre capacitação na Finlândia está marcada para o dia 7

Publicado: Terça, 04 de Novembro de 2014, 19h17 | Última atualização em Segunda, 05 de Dezembro de 2016, 08h23

Os interessados em participar da Chamada Pública nº 41/2014, do programa Professores para o Futuro, já podem enviar por e-mail suas dúvidas e pedir esclarecimentos sobre a iniciativa. As respostas serão dadas durante uma webconferência que será realizada no dia 7 de novembro, pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O programa estimula a estruturação de projetos de desenvolvimento socioeconômico por meio de intercâmbio de professores da rede em universidades da área de ciências aplicadas na Finlândia. Os professores selecionados vão fazer a capacitação nas universidades de ciências aplicadas Hamk, Haaga-Helia e Tamk. Eles devem apresentar propostas, com duração máxima prevista de 12 meses para execução, relacionadas a áreas estratégicas do governo federal em ciência, tecnologia e inovação, com investimento global de R$ 2 milhões.

As dúvidas podem ser enviadas para nepi@mec.gov.br . A webconferência está marcada para as 18 horas do dia 7 de novembro, no link http://portal.mec.gov.br/transmissao/?secao=setec. A Setec destaca que é recomendado o uso do navegador Internet Explorer.

Acesse a chamada.

Professores na Finlândia
Hoje, 27 professores selecionados na primeira etapa do programa realizam intercâmbio de capacitação naquele país do norte europeu. É o caso da professora Carolina Corado, da área de ciências biológicas do Campus João Câmara do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). “Tenho olhado atentamente para a questão pedagógica de uma forma muito mais integrada e aplicada ao cotidiano do estudante”, afirmou Carolina. “Aqui, os estudantes são estimulados a se envolver nas atividades não apenas como uma tarefa a ser concluída, mas como um processo de exploração e descoberta.”

O professor José Pinheiro, do Instituto Federal do Amazonas, Campus Manaus, Distrito Industrial, pretende aplicar metodologias adaptáveis à realidade do Brasil para a melhoria do ensino. “Particularmente, pretendo levar ao campus um projeto que integra alunos e empresas em busca de soluções tecnológicas e inovações”, disse. “Outro projeto integra a incubadora ao ensino, bem diferente do que fazemos hoje no Brasil.”

*Com informações da Setec

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Reitoria