Página inicial > Notícias > Mostra de Arte Contemporânea expõe trabalhos produzidos por alunos do campus Cariacica

Publicado: Segunda, 08 de Outubro de 2012, 13h36 | Última atualização em Terça, 30 de Mai de 2017, 12h13

O campus Cariacica realiza, na terça- feira (9), a I Mostra de Arte Contemporânea, com a exposição de trabalhos produzidos pelos alunos dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio em Administração, em Transporte Ferroviário e em Portos. Partindo de um estudo sobre o conceito de arte e sobre as diferentes interações culturais existentes em nosso meio, foi proposta uma pesquisa sobre dez movimentos artísticos contemporâneos e, a partir destes, foram elaborados trabalhos a serem apresentados para a comunidade acadêmica.

A ideia do evento é estabelecer uma ação contínua de discussão a respeito do tema e, a partir dessa experiência, agregar a Mostra de Arte Contemporânea ao calendário de eventos da instituição, com possibilidades de futuras edições.

Baseados na arte contemporânea, que reúne notável diversidade de estilos, movimentos, técnicas e com abordagem em diferentes linguagens artísticas, os alunos produziram cartazes, instalações, vídeos, fotografias e pinturas, entre outros trabalhos. Os estudantes usaram como base um projeto de pesquisa sobre arte contemporânea desenvolvido pela professora de Artes, Jacyara Conceição Rosa Mardgan.

O projeto sobre arte contemporânea surgiu devido à necessidade de ampliar o campo da discussão a respeito dessa nova arte, que se transforma à medida que ganha novos olhares, e que está em ascensão. Segundo a professora Jacyara, “é preciso preparar o aluno para entender as novas orientações artísticas acerca da arte contemporânea, que, apesar de distintas, partilham um espírito comum: são, cada qual a seu modo, tentativas de dirigir a arte às coisas do mundo, à natureza, à realidade urbana e ao mundo tecnológico”.

Ainda como parte desse evento, os alunos produziram vídeos documentários sobre patrimônio cultural, abordando as belezas dos municípios da Grande Vitória. A exibição dos documentários está prevista para o dia 29 de outubro.