Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > MCTI aprova projeto para investimento em laboratórios do Ifes
Início do conteúdo da página

MCTI aprova projeto para investimento em laboratórios do Ifes

Publicado: Segunda, 15 de Outubro de 2012, 13h16 | Última atualização em Segunda, 29 de Mai de 2017, 15h30

O Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes teve projeto aprovado pela chamada pública do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI, no dia 4 de outubro. A previsão é que o projeto seja executado a partir de 2013, beneficiando grupos de pesquisas do Ifes.

O projeto, intitulado “INFRAESC - Infraestrutura para pesquisa, fabricação e caracterização de escórias, refratários e materiais cerâmicos”, tem o objetivo de modernizar a infraestrutura dos laboratórios presentes no Ifes para produzir, caracterizar e utilizar escórias sintéticas para serem utilizadas em processos siderúrgicos, assim como avaliar o desgaste dos refratários dos fornos em que estes processos são realizados devido a presença das escórias geradas nestes processos.

Além disso, estes equipamentos serão usados para produzir e caracterizar fritas e misturas usadas na fabricação de cimentos e outros materiais cerâmicos estudados pelas linhas de pesquisas existentes no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais – Propemm, do campus Vitória. O valor aprovado é de 1,2 milhão de reais, que serão utilizados a partir de 2013 para financiar a melhoria na infraestrutura de pesquisa na instituição.

Com os novos equipamentos a serem adquiridos, serão realizadas melhorias na infraestrutura do Propemm, que irá beneficiar outros grupos de pesquisa de áreas afins proporcionando também uma melhoria nos trabalhos de iniciação científica desenvolvidos por esses grupos.

As linhas de pesquisas do Propemm que serão beneficiadas são “Etapas de fabricação de aço e ferro -ligas”, “Utilização de resíduos na fabricação de ferro e aço”, “Utilização de resíduos na fabricação de cimento”, “Estudos de ligas de alumínio”, “Redução a plasma de óxidos”, “Utilização de resíduos de rochas ornamentais”, “Fabricação de materiais cerâmicos com utilização de resíduos”. Poderão ser usados também por diversos grupos do Ifes cadastrados junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico Tecnologico – CNPq – como “Desenvolvimento de Novos Materiais Moleculares”, “Materiais”, “Grupo de Física Teórica e Aplicada”, “Appla Applied Physic Laboratory”, “Produção Vegetal”, “Ciência do Solo Agroecologia”,” Desenvolvimento de Ligas- DLIG” – esses grupos são dos campi Vila Velha, Aracruz, Vitória, Santa Teresa, Itapina e Alegre. O projeto será coordenado pelo Propemm.

O projeto foi elaborado pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais; pela Diretoria de Pesquisa do campus Vitória; pelo Diretoria de Relações Empresariais de Extensão Comunitária – Direc; e pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação do Ifes.

registrado em:
Fim do conteúdo da página