Página inicial > Notícias > Inscrições para editais do Pibic e Pibiti começam na segunda-feira (31)

Inscrições para editais do Pibic e Pibiti começam na segunda-feira (31)

Publicado: Sexta, 28 de Março de 2014, 19h28 | Última atualização em Quinta, 23 de Fevereiro de 2017, 14h53

A Pró-Reitoria de Pequisa e Pós-Graduação – PRPPG lançou nesta quinta-feira (27) cinco editais dentro do Programa Institucional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Pict: dois do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – Pibic; dois do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – Pibiti; e um do Pibic Ensino Médio.

As inscrições começam na segunda-feira (31) e vão até o dia 5 de maio. Os editais têm o objetivo de estimular estudantes do ensino médio, técnico e graduação a desenvolverem novas tecnologias e soluções inovadoras (no caso do Pibiti), além de despertar a vocação científica e incentivar novos talentos (Pibic). Os servidores do Ifes devem ser os proponentes dos trabalhos que serão então desenvolvido pelos alunos bolsistas.

A submissão das inscrições será feita via sistema on-line da pesquisa do Ifes. Todos os servidores que preencherem os requisitos listados nos editais podem ser proponentes, sendo que as bolsas que serão concedidas posteriormente aos estudantes serão de R$ 400 (no caso do Pibic e Pibiti) e R$ 100 (para Pibic Ensino Médio). Os projetos começarão a vigorar em 1º de agosto deste ano e deverão ter duração até 31 de julho de 2015.

O diretor de Pesquisa do Ifes, André Assis Pires, destaca que este ano os editais foram separados para delimitar bem o objetivo dos projetos inscritos. “O proponente vai ter que escolher o caminho que quer desenvolver dentro do seu projeto para definir qual edital é o mais adequado. Também queremos dessa forma começar a identificar e fortalecer a pesquisa aplicada dentro do Ifes”, afirma.

Ele lembra que os editais são todos cadastros de reserva, ou seja, há uma classificação dos projetos e depois a espera pela liberação de bolsas por agências financiadoras, como a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação – Fapes, o Fundo de Apoio à Ciência e Tecnologia de Vitória e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. Com essa liberação, o Ifes também entra com uma contrapartida, ofertando bolsas próprias.

Confira:
Edital Pibic