Página inicial > Notícias > Inscrições abertas para segunda turma do curso de Gestão Pública da Cultura

Inscrições abertas para segunda turma do curso de Gestão Pública da Cultura

Publicado: Segunda, 22 de Mai de 2017, 08h31 | Última atualização em Segunda, 22 de Mai de 2017, 08h31

O curso é semipresencial, gratuito, e oferta 100 vagas.

Estão abertas, até o dia 2 de junho, as inscrições para a segunda turma do Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão Pública da Cultura, ministrado pelo Centro de Referência em Formação e Educação a Distância do Instituto Federal do Espírito Santo (Cefor/Ifes). São ofertadas 100 vagas gratuitamente, atendendo a 78 municípios. Os interessados devem fazer a inscrição pelo e-mail curso.secultes@gmail.com, enviando toda a documentação exigida no edital.

Para participar, o candidato deverá ter concluído o ensino médio, ter conhecimento básico de informática e acesso à internet. O objetivo do curso é formar gestores públicos, conselheiros e agentes culturais com vistas à implantação e consolidação do Sistema Nacional de Cultura Espírito Santo, além de desenvolver competências para gestão de políticas que valorizem as culturas locais e regionais do Estado.

O processo seletivo será composto da análise do currículo e consistirá também em análise e pontuação dos documentos comprobatórios apresentados pelo candidato. O resultado preliminar será divulgado no dia 13 de junho. O período das aulas será de 1º de agosto a 30 de outubro.

As aulas serão semipresenciais e seguirão grade curricular dividida em quatro disciplinas na modalidade a distância, distribuídas em quatro módulos: Políticas Públicas da Cultura; Diversidade Cultural e Desenvolvimento; Gestão Cultural e Planejamento; e Execução de Projetos Culturais. Além disso, haverá uma disciplina semipresencial denominada Projeto Integrador, cuja metodologia será organizada em forma de duas jornadas estaduais de gestão cultural e uma jornada regional, a qual será replicada em quatro mesorregiões do Estado.

A capacitação é resultante da parceria entre o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), a Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo (Secult) e o Ministério da Cultura (MinC), firmada no início de novembro de 2016. Para execução do projeto, foram destinados mais de R$ 303 mil ao Ifes por meio de repasse descentralizado do MinC.

Confira o edital do Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão Pública da Cultura.