Página inicial > Notícias > Inscrição de chapas vai até esta terça-feira (1º)

Inscrição de chapas vai até esta terça-feira (1º)

Publicado: Terça, 01 de Abril de 2014, 12h21 | Última atualização em Quinta, 23 de Fevereiro de 2017, 14h40

Começaram nesta segunda-feira (31) e vão até amanhã (1º de abril) as inscrições de chapas de docentes, discentes e técnicos administrativos candidatos ao Conselho Superior do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes. Cada chapa deve ter um titular e um suplente, sendo que o número de representantes que podem ser eleitos em cada segmento varia de acordo com o campus.

Os servidores técnico-administrativos e docentes ativos e efetivos do Instituto poderão se candidatar. No caso dos estudantes, podem concorrer os alunos regularmente matriculados nos cursos presenciais técnicos, de graduação e de pós-graduação que tenham, no mínimo, um ano a cumprir até a finalização do curso. É ainda requerido que tenham ao menos 16 anos completos.

Em 2 de abril, as candidaturas serão homologadas por Comissões Eleitorais locais. A votação nos campi e Reitoria está marcada para 4 de abril (exceto no Campus Aracruz), quando serão definidos os Colégios Eleitorais de docentes, técnicos e estudantes. É a partir desses colégios que são definidos os membros efetivos – titulares e suplentes – do Conselho Superior.

Impedimentos
Entre os servidores, não poderão se candidatar aqueles que estejam licenciados ou afastados por período igual ou superior a 60 dias; os que estejam afastados por motivo de prisão; os que estejam sob penas resultantes de processo administrativo disciplinar ou Comissões de Ética; aqueles tenham recebido suspensão disciplinar de 15 dias ou mais nos últimos 12 meses anteriores à data do edital de convocação das eleições; os que estejam em exercício de mandato político; ou aqueles à disposição de outras instituições ou órgãos externos ao Ifes.

Ficou definido também, na última reunião do Conselho Superior, que como as Comissões Setoriais Permanentes de Pessoal Docente (CSPPDs) são parte integrante da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD), seus membros não poderão se candidatar. A Resolução do Conselho Superior 02/2014 contém ainda as outras regras para o processo eleitoral.

A quantidade de representantes eleitos neste processo por campus varia de acordo com o número de alunos em cada local. Também depende de eleições anteriores, pois há campi e segmentos com representantes nos Colégios Eleitorais com mandatos ainda válidos. Entenda.

Acesse o cronograma do processo eleitoral e baixe a ficha de inscrição.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Reitoria