Página inicial > Notícias > Ifes viabilizará bolsas de iniciação científica para projetos aprovados na Chamada CNPq nº 17/2014

Publicado: Segunda, 13 de Outubro de 2014, 13h51 | Última atualização em Segunda, 13 de Outubro de 2014, 13h51

Para estimular e potencializar os resultados dos proponentes de projetos para a Chamada CNPq 17/2014, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) disponibilizará bolsas do Programa Institucional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Pict). As bolsas são para participação de alunos de iniciação científica nos projetos das linhas 1 (PD&I) e 4 (Soluções Tecnológicas) que forem aprovados na chamada.

As bolsas oferecidas são de recursos próprios do Ifes e pertencem ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (Pibic – EM) e ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti).

As bolsas terão duração de 12 meses, com início em 1º de agosto de 2015 e término em 31 de julho de 2016. O período, ajustado às possibilidades do calendário do Pict Ifes, deve ser considerado pelos proponentes, independente da duração ou data de início do projeto. Para os projetos que disputarão a linha 1 (PD&I), serão disponibilizadas até duas, sendo no máximo uma do Pibit e uma do Pibic-EM. Para as propostas inscritas na linha 4 (Soluções Tecnológicas), serão disponibilizadas até duas do Pibit-EM.

A inclusão do recurso na descrição do projeto contribui para a melhoria do mérito técnico científico e adequação orçamentária da proposta. Em ambas as linhas, a participação de alunos de cursos técnicos e a contrapartida da instituição executora são critérios para julgamento e classificação. A informação da participação dos alunos bolsistas deve estar especificada como contrapartida da instituição executora e detalhada no item 9 do Roteiro Detalhado do Projeto, que trata da equipe de alunos envolvidos. É recomendável que a informação também seja citada no item 6, alínea d do roteiro, que trata da descrição do envolvimento dos alunos.

Valores

As bolsas do Pict que serão disponibilizadas para os projetos aprovados nas linhas 1 e 4 da Chamada CNPq 17/2014 devem estar especificadas como contrapartida da Instituição Executora. Para a bolsa do Pibiti, o valor é de R$ 400 por mês, totalizando R$ 4.800 no período de 12 meses. Já a bolsa do Pibic – EM tem o valor de R$ 100 mensais, totalizando R$ 1.200 no período de 12 meses.