Página inicial > Notícias > Ifes se destaca no II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica

Ifes se destaca no II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica

Publicado: Terça, 12 de Junho de 2012, 14h15 | Última atualização em Terça, 30 de Mai de 2017, 14h48

A participação de servidores e alunos do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes foi destaque na programação do II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica – FMEPT. O evento foi realizado de 28 de maio a 1º de junho, em Florianópolis, Santa Catarina.

Para o pró-reitor de Extensão, Tadeu Pissinati, a participação do Ifes no evento foi muito significativa, com grande interesse e participação dos presentes nas atividades autogestionadas do Ifes e no estande institucional. “O intercâmbio de servidores e estudantes com participantes de todo o Brasil e de outros países nessas atividades vai proporcionar novas oportunidades de projetos de ensino, pesquisa e extensão no Ifes”, destacou.

A abertura do fórum contou com conferência do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, apresentando os projetos desenvolvidos na área educacional em todo o Brasil. O reitor do Ifes e presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica - Conif, Denio Rebello Arantes, estava entre as autoridades que ocuparam o local de honra na abertura.

O Ifes contou com um estande com apresentações sobre as atividades desenvolvidas na Instituição e um motor flex com câmara de combustão feita de vidro, equivalente a um motor de automóvel, que é utilizado para fins didáticos. O motor é produzido pela InTechno, uma das empresas residentes da Incubadora do Ifes. O motor pode ser utilizado em aulas de cursos de mecânica, eletromecânica, eletrotécnica, instrumentação e áreas afins.

E o reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes, participou de reunião do Conif, na terça (29) e na quarta-feira (30), com a participação do secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Marco Antonio de Oliveira; e do diretor de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, Aléssio Trindade de Barros.

Na terça-feira (29), foram exibidos vídeos dos “Projetos integradores do Proeja: discutindo a inserção do aluno do Proeja no mundo do trabalho; a presença da mulher na Metalurgia e os direitos dos trabalhadores”, realizados pelos alunos dos cursos técnicos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – Proeja do campus Vitória. Na quarta (30), houve a apresentação do documentário “João da Santa, Irene e Chico Boneco. A trindade da cultura oral linharense”, produzido por alunos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do campus Linhares.

Ainda na quarta-feira (30), os professores do Ifes, Marcelo Lucas Pereira Machado, José Brunoro e Renan Carreiro Rocha; e Sayd Farage David ministraram a oficina “Elaboração de Redes Neurais Artificiais”, que tinha o objetivo de explicar o que é uma rede neural, como montar uma rede neural simples e suas aplicações em áreas como indústria e saúde, entre outras. A atividade reuniu mais de cinquenta participantes.

Na quinta-feira (31), o pró-reitor de Extensão do Ifes, Tadeu Pissinati, coordenou a relatoria de debate com o tema: “Juventude, Tecnologias e Inovação”, que abordou questões como cultura digital, jovens e educação. E o Coral Acorde In Canto, formado por alunos do campus Aracruz, apresentou-se no evento e foi aplaudido de pé pelo público presente. O coral apresentou seis músicas: “Por Enquanto”, de Renato Russo; “Paciência”, de Lenine; “Jeito de Mato”, de Paula Fernandes; “Hallelujah”, da trilha Sonora do filme “Shrek”; “Primeiros Erros”, de Kiko Zambianchi; e “Rolling in the Deep”, da inglesa Adele.

Na sexta-feira (1º), último dia de evento, o Coral de Libras do campus Itapina se apresentou no palco principal do evento. O coral, formado por servidores do campus, apresentou as músicas “Louvado Seja Meu Senhor”, do Padre Zezinho; “É Preciso Saber Viver”, de Roberto Carlos; “Depende de Nós”, de Ivan Lins; e “Aquarela”, de Toquinho. À tarde, foi realizada a cerimônia de encerramento do Fórum, com apresentações culturais e leitura da Carta do II FMEPT.

Relatoria debate FMEPT