Página inicial > Notícias > Ifes realiza pesquisa aplicada em parceria com Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil

Publicado: Quarta, 12 de Março de 2014, 11h43 | Última atualização em Quinta, 18 de Mai de 2017, 11h45

Pesquisadores do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes darão em abril o pontapé inicial de um projeto que será realizado em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil – Sintraconst-ES. Com o título Análise de Restrições de Processos Construtivos de Edifícios – Desenvolvimento de Software para Aplicação no Setor de Construção Civil, a iniciativa foi contemplada na Chamada 94/2013 MEC/Setec/CNPq, de apoio a projetos cooperativos de pesquisa aplicada e de extensão tecnológica.

A proposta é fazer um levantamento junto a mestres de obras para construir um banco de informações sobre restrições nas várias etapas de uma construção, como as fases de fundação, alvenaria, acabamento e entrega, entre outras.

Segundo o professor Fábio Almeida Có, que é coordenador do projeto, as restrições podem ser entendidas como problemas que se repetem nas obras devido a fatores imprevistos ou ocultos – por exemplo, quando a umidade do ar ou temperatura afetam na aplicação ou qualidade de um acabamento. A iniciativa pretende mapear as situações para que possam ser evitadas.

Além de Fábio, integra a equipe da pesquisa, pelo Ifes, o administrador Wagner Rocha Arruda Chaves. Também fazem parte da equipe Joice Paiva Tosta, que é mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes, e João Luiz Calmon Nogueira da Gama, professor do Mestrado em Engenharia Civil da Ufes.

A proposta do banco de dados surgiu a partir de uma pesquisa semelhante realizada por Joice entre engenheiros civis, durante o seu mestrado. Agora, o trabalho será ampliado com o levantamento feito junto a mestres de obras. As informações serão apuradas ao longo de cursos de capacitação gratuitos, ministrados pelo professor Fábio, que serão ofertados por meio do Sintraconst para esses profissionais.

O tema das capacitações será a “Eliminação Total dos Desperdícios na Construção Civil”. Segundo Fábio, o edital para ingresso da primeira turma está sendo preparado, e serão formadas quantas turmas forem necessárias até as informações convergirem.

Depois, técnicos da área de informática do sindicato vão digitalizar e disponibilizar no site do Sintraconst as informações organizadas. A previsão é de que todo o trabalho leve dois anos para ser concluído.

Esta não é a primeira cooperação entre o Ifes e o Sintraconst. Vários cursos de Formação Inicial e Continuada – FIC já foram ofertados em parceria entre as duas instituições. “O sucesso da parceria, que é baseado em cursos de capacitação, está sendo agora ampliado para pesquisa aplicada”, destaca o professor Fábio Có.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Reitoria